Adquirida pela KPMG, consultoria Resultante mantém equipe e projeta ampliação de produtos e ferramentas

Print Friendly, PDF & Email

Agora como parte integrante da KPMG, a equipe da consultoria Resultante pretende não apenas manter os serviços e produtos já oferecidos às instituições financeiras como ampliar o leque de ferramentas. A aquisição da consultoria especializada em serviços ESG (da sigla em inglês para ambiental, social e governança) pela KPMG foi anunciada no último dia 11 de outubro. Os principais sócios da Resultante, Maria Eugênia Buosi e Bruno Youssif, além da equipe de 35 profissionais, já se juntaram à KPMG no Brasil. A previsão é que todo o time seja mantido.

Lúcio Anacleto, da KPMG. Foto: Divulgação.

O objetivo da KPMG é acelerar os investimentos na agenda ESG, que é um dos pilares de crescimento da firma local e no mundo, incorporando especialistas com vasta experiência no tema. “Há cerca de 2 anos percebemos que precisávamos de alguém com ampla especialização no tema ESG, para integrar nossa área de Financial Services. Tivemos conhecimento da Resultante e da Maria Eugênia, e percebemos que a consultoria coincidia com muitos dos nossos valores. Tudo o que procurávamos em um profissional, encontramos em um grupo consolidado, que tinha muita especialização em serviços financeiros”, diz Lúcio Anacleto, Sócio e Líder da área de Financial Services da KPMG.

“O que vimos no processo de aquisição foi um respeito e valorização muito grande da nossa história, valores e resultados. A Resultante se construiu na última década valorizando principalmente as pessoas do time. Temos uma equipe técnica multidisciplinar que integra desde economistas, administradores, internacionalistas a cientistas sociais, possuímos diferentes composições”, comenta Eugênia.

Maria Eugênia Buosi. Foto: Divulgação.

Ela explica que atuar dentro de uma gigante como a KPMG possibilita não só ampliar o que já se está fazendo, mas aumentar o poder de inovar e criar novos produtos e ferramentas para o mercado. “Juntamos nossa expertise técnica com uma capacidade de atuação, investimento, de uma Big Four que se propõe globalmente a atuar na transição para uma economia de baixo carbono. Gosto muito de falar da importância para o mercado que é uma Big Four comprar uma consultoria boutique ESG e o quanto isso sinaliza que esse tema está cada vez mais relevante”, comenta a consultora.

Parceira da AMEC

A Resultante mantém parceria com a AMEC desde o início de 2022 e, desde então, tem promovido diversas iniciativas de cooperação. “Acho que uma das entregas importantes foi a realização de capacitação em investimentos responsáveis e ESG para gestores de recursos, em turma com 40 participantes. Foi um evento muito significativo. Temos desenhado e conversado com o time da AMEC para que possamos ampliar cada vez mais essa parceria”, conta.

A especialista em ESG acredita que há uma agenda muito interessante de um potencial de geração de conteúdo para o público da AMEC. “Acho que nada impede de organizarmos eventos em conjunto e participar de iniciativas que fomentem o mercado de capitais brasileiro em direção a essa agenda e também continuar com a de formação de profissionais”, prevê Eugênia.

Histórico

A Resultante foi fundada em 2013 por profissionais do setor financeiro e atua em áreas como finanças sustentáveis, mudanças climáticas e mobilização de capital para o financiamento de empresas e projetos ligados à agenda ESG e de impacto. A estrutura adquirida possui um time técnico que se integrou à área de Financial Risk Management da KPMG. Dessa forma, além das soluções já oferecidas pela consultoria ao setor corporativo, serão capazes de aperfeiçoar ferramentas que apoiem as tendências de integração ESG aos setores financeiro e segurador, e ao mercado de capitais.

“Nossos profissionais trabalham há 15 anos com a agenda ESG em grandes empresas, instituições financeiras e organizações relevantes para a agenda. A estrutura da KPMG nos permitirá dar escala às soluções oferecidas atualmente e desenvolver ferramentas que facilitem a transição para uma economia mais justa, inclusiva e de baixo carbono”, afirma Eugênia.