Fatos Relevantes - Agosto de 2015 Fatos Relevantes - Agosto de 2015 Fatos Relevantes - Agosto de 2015
http://www.amecbrasil.org.br/imagesamec/amec-menor2_r2_c11.jpg http://www.amecbrasil.org.br/imagesamec/amec-menor2_r2_c13.jpg
http://www.amecbrasil.org.br/imagesamec/amec-menor2_r3_c1.jpg http://www.amecbrasil.org.br/imagesamec/amec-menor2_r3_c5.jpg http://www.amecbrasil.org.br/como-ser-um-associado http://www.amecbrasil.org.br/imagesamec/amec-menor2_r3_c19.jpg
Destaque
Opinião Amec - Para Resgatar nossas Estatais

É consenso que algo precisa mudar na maneira como são geridas nossas empresas estatais. Independente do viés ideológico, liberal ou estatizante, é fato que o Estado brasileiro tem uma grande presença na atividade econômica e que as empresas estatais são um veículo importante dessa participação. Apenas o DEST – Departamento de Coordenação e Governança de Empresas Estatais – monitora 144 empresas estatais federais. Isso sem contar companhias de menor porte, fora do escopo deste órgão além das inúmeras empresas controladas por estados e municípios.

À luz desta realidade, é prioridade para todos os brasileiros que estas empresas sejam bem administradas. Se elas não remunerarem adequadamente o seu custo de capital, estarão destruindo valor da sociedade como um todo – e aumentando a dívida pública. Por outro lado, se forem bem administradas, podem significar uma maneira poderosa para alavancar determinados interesses públicos.

Leia mais

Agenda

Estão confirmadas as reuniões de agosto da Associação de Investidores no Mercado de Capitais, apenas para associados:

Comissão Técnica – dia 19 de agosto na sede da Amec, em São Paulo, com conexão remota.

Foreigners Commission – dia 25 de agosto, por conference call.

Diretoria Executiva – dia 27 de agosto, na sede da Amec, em São Paulo.

As confirmações de presença devem ser encaminhadas ao e-mail rosimeire@amecbrasil.org.br.

Clique aqui e acesse o calendário anual das reuniões da Associação.


Últimas Notícias
Amec parabeniza formalmente CVM pelas decisões nos casos Emae e Eletrobras

No último dia 28 a Amec – Associação de Investidores no Mercado de Capitais – parabenizou a CVM – Comissão de Valores Mobiliários – pelas decisões proferidas nos processos envolvendo eventual impedimento de voto do controlador nos casos de companhias de economia mista (Emae – Empresa Metropolitana de Água e Energia – e Eletrobras). Além disso, a associação também sugeriu à CVM que a discussão sobre a possibilidade de as penalidades impostas passarem a ser revertidas em compensações a acionistas minoritários prejudicados faça parte da reforma das penalizações e infrações de mercado, previstas na Lei 6.385.

Leia mais

Entidade encaminha sugestões para reformulação do Novo Mercado

A BM&F Bovespa prepara nova proposta de reformulação do Novo Mercado, pelo que a Amec – Associação de Investidores no Mercado de Capitais – também se posicionou de forma a parabenizar a instituição. A entidade aproveitou a carta oficial para registrar o que, no ponto de vista de seus associados, são os itens mais relevantes a serem considerados nesse processo de repensar o nível de governança corporativa mais diferenciado do mercado de capitais brasileiro.

Leia mais

Abrasca responde carta da Amec sobre transparência na remuneração de administradores

Em julho desse ano, a Amec – Associação de Investidores no Mercado de Capitais – encaminhou carta para as 33 empresas do Ibovespa que atualmente utilizam-se da liminar do IBEF-RJ para não divulgar a remuneração dos administradores na forma demandada pela Comissão de Valores Mobiliários. A entidade recebeu respostas das empresas B2W, Bradesco, Bradespar, Braskem, Gerdau, Lojas Americanas e Vale, além da Abrasca – Associação Brasileira das Companhias Abertas. A Abrasca explicitou que alguns associados daquela entidade se sentiram desconfortáveis com a solicitação.

Leia mais

Apimec formaliza apoio ao Comitê de Aquisições e Fusões

Em julho, a Apimec Nacional – Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais - emitiu uma carta de apoio ao CAF – Comitê de Aquisições e Fusões –, parabenizando a iniciativa da entidade, cuja criação foi inspirada no Takeover Panel inglês. A Apimec Nacional faz coro à Abrapp – Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar – e à Aberdeen Asset Management, maior empresa de gestão de recursos de terceiros do Reino Unido, que também oficializaram apoio ao Comitê, recomendando às empresas brasileiras a adesão ao mesmo.

Leia mais

BM&F Bovespa altera regra de segmentos para contemplar superpreferenciais

A BM&F Bovespa anunciou, no último dia 15, alterações nos regulamentos de listagem dos Níveis 1 e 2. Após um período de audiência restrita para as companhias dos níveis, a bolsa aprovou uma flexibilização no conceito de free float mínimo. Agora, as empresas podem ter free float inferior a 25% do capital total, desde que ele represente 50% da classe de ações preferenciais admitidas na negociação. Na prática, a mudança acomoda a situação de empresas que emitem ações preferenciais que representem parcela desproporcional do capital – como é o caso das “superpreferenciais”.

Leia mais

http://www.amecbrasil.org.br/imagesamec/eventos-de-mercado.png
2º Latam ESG 2015 – Taking ESG into Account – Podemos Evoluir para uma Economia Sustentável?

Realização: Apimec – Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais e a EFFAS – The European Federation of Financial Analysis Societies
Data: 6 de outubro
Local: BM&FBOVESPA - Rua XV de Novembro, 275, São Paulo - SP
Horário: das 8h30 às 18h30
Informações e inscrições: Gabriel Modenesi - gabriel@sbeventos.com.br - (11) 3104.1491


XII Seminário Internacional CPC – Normas Contábeis Internacionais

Realização: CPC - Comitê de Pronunciamentos Contábeis
Data: 09 de novembro de 2015
Local: Renaissance Hotel (Alameda Santos, 2.233 – Jardim Paulista – São Paulo - SP)
Horário: 8h às 18h
Informações e inscrições: http://www.facpc.org.br

Leia mais

16ª edição do Congresso de Governança Corporativa do IBGC

Realização: IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa
Data: 16 e 17 de novembro de 2015
Local: Sheraton WTC São Paulo – São Paulo - SP
Informações: congresso@ibgc.org.br – (11) 3477.1646
Valores: sócio – R$ 2.680,00 e não sócio – R$ 3.570,00
Inscrições: http://www.furqdelg.com.br/ibgccongresso2015/visitantes/inicio.php


Fatos Relevantes - Agosto de 2015 Fatos Relevantes - Agosto de 2015 Fatos Relevantes - Agosto de 2015 Fatos Relevantes - Agosto de 2015 Fatos Relevantes - Agosto de 2015
Caso não queira mais receber nossos emails, remova aqui.