Amec - Fatos Relevantes Amec - Fatos Relevantes Amec - Fatos Relevantes
Amec - Fatos Relevantes Amec - Fatos Relevantes
Notícias de Stewardship

Carta anual de Larry Fink, Chairman and Chief Executive Officer da BlackRock, aos CEOs

Em sua carta anual aos CEOs, Larry reflete sua crença na necessidade de senso de propósito que a companhia precisa, quer seja pública ou privada, para atingir a totalidade de seu potencial. Ele explica que sem isso, a companhia fatalmente sucumbirá às pressões de curto prazo. Afirma que chegou o momento de aplicar o que chama de novo modelo de governança corporativa, no qual a comunicação pauta o engajamento dos acionistas com as empresas investidas. Clique aqui e acesse a carta na íntegra.

Signatários do Código Amec se preparam para o primeiro relatório

Os 16 signatários do Código Amec de Princípios e Direitos dos Investidores Institucionais – Stewardship estão se preparando para divulgar seus relatórios referentes às atividades de stewardship em 2017. O grupo de trabalho de implementação do código se reuniu em fevereiro e debateu as escolhas e estratégias dos signatários para esse primeiro ciclo. Um ponto interessante é que cada signatário está escolhendo um caminho diferente, retratando a flexibilidade do Código Amec.

Os membros do grupo de trabalho concordaram em agendar uma reunião extraordinária em março, antes ainda do prazo de divulgação, para debaterem os últimos aspectos do ano.

Amec e ABRAPP debatem stewardship e autorregulação no IBGC

No dia 06 de fevereiro, os presidentes da Amec e da ABRAPP, Mauro Rodrigues da Cunha e Luiz Ricardo Marcondes Martins, debateram, no IBGC, as iniciativas de suas organizações no que tange a stewardship e à autorregulação da atividade de investimento.

A ABRAPP destacou a importância do setor para o mercado e para o Brasil, com quase R$ 1 trilhão de ativos sob gestão. Frisou ainda que os problemas que apareceram na mídia recentemente dizem respeito a uma minoria de entidades. Contudo, é fato que os grandes fundos estão maduros e que não há criação de novos. O sistema precisa se reinventar.

O Código de Autorregulação da atividade de investimento se insere neste contexto. Ao disseminar, de forma voluntária, as melhores práticas ele reforça a qualidade e a reputação do setor. Martins fez menção, ainda, à certificação de profissionais de seguridade, que vai na mesma linha.

O presidente da Amec ressaltou a complementariedade entre os esforços da Amec e da ABRAPP na evolução dos investidores institucionais. Enquanto o código da ABRAPP foca no processo de seleção e monitoramento de gestores, o Código Amec foca na ligação entre as entidades de previdência, os gestores contratados e as empresas investidas. Por essa razão, é crescente o número de fundos de pensão aderentes ao Código Amec.

Clique aqui e acesse mais informações sobre o evento.



Presidente da Amec contribui para o Ciclo de Palestras do IBGC


Agenda

Estão confirmadas as seguintes reuniões, exclusivas para associados:

Comissão Técnica – dia 21 de março, na sede da Amec, em São Paulo, com conexão remota.

Foreigners Commission – dia 27 de março, por conference call.

Diretoria Executiva – dia 28 de março, na sede da Amec, em São Paulo, com conexão remota.

As confirmações de presença devem ser encaminhadas ao e-mail maria.alice@amecbrasil.org.br.

Clique aqui e acesse o calendário anual das reuniões da Associação.


Opinião Amec

Tsunami

Mercados periféricos como o Brasil muitas vezes se vêm atropelados por tendências mundiais que passam longe dos radares dos participantes locais. Assim como um tsunami, cujo surgimento no horizonte significa ser tarde demais para fazer algo a respeito, essas tendências trazem consequências para as quais podemos não estar preparados.

É o caso da discussão em andamento nos mercados centrais a respeito da exclusão de ações sem direito a voto dos principais índices de mercado.

Leia mais

Últimas Notícias
Amec envia contribuição ao Código Anbima de Gestão de Recursos

A Amec enviou à Anbima, no dia 19 de fevereiro, suas contribuições para a Audiência Pública do Código Anbima de Regulamentação e Melhores Práticas para a Administração de Recursos de Terceiros.

Leia mais

Amec ressalta a importância do tema remuneração de administradores

No final de janeiro, a Associação de Investidores no Mercado de Capitais – Amec – endereçou duas cartas sobre o tema remuneração de administradores. Aos investidores associados, a entidade solicita que reflitam sobre a aprovação da proposta de remuneração global apresentada por companhias que não seguem a regulação da CVM, que estipula a divulgação das remunerações máxima, média e mínima.

Leia mais

Pesquisa do IBGC, SpencerStuart e B3 dá o panorama da remuneração de conselheiros no Brasil

No dia 30 de janeiro, o IBGC promoveu o evento de lançamento da 6ª edição da sua Pesquisa de Remuneração de Administradores. O estudo é uma parceria do instituto com a B3 e a Spencer Stuart.

Leia mais

Quais os desafios dos FIPs no Brasil?

No dia dois de fevereiro, Funcef, Petros e Previ realizaram o seminário “Desafios e perspectivas para os FIPs no Brasil”, em que foi promovido o debate sobre a necessidade de aprimoramento na governança e na legislação dos Fundos de Investimentos em Participações.

Leia mais

Falência da Carillion reacende debate sobre práticas de auditoria

A falência da maior operadora de contratos públicos da Inglaterra – Carillion – provocou o início de um debate sobre a regulação do mercado financeiro e sobre práticas de auditoria. O grupo, que possuía cerca de 43.000 empregados e mais de 450 contratos com o governo inglês, anunciou seu colapso em meados de janeiro. Analistas creditam o problema à sua agressiva estratégia de crescimento em segmentos de baixas margens e elevada intensidade de capital.

Leia mais

Amec participa da Conferência de Primavera do CII

O presidente da Amec, Mauro Rodrigues da Cunha representará a entidade no evento anual do Council of Institutional Investors – CII, em março, que acontecerá em Washington (clique aqui e acesse o site do evento).

Leia mais

Eventos de Mercado
Latin America Investment Conference 2018

Realização: CFA Society Brazil
Data: 01 e 02 de março de 2018

Horário: a partir das 17h30 no dia 01 de março / das 08h00 às 18h30 no dia 02 de março
Local: Belmond Copacabana Palace Rio de Janeiro – RJ
Clique aqui e inscreva-se.


Divulgação do Ofício Circular da SEP/CVM

Realização: CVM e B3
Data: 08 de março de 2018

Horário: 8h30 às 12h
Local: Auditório da B3 em São Paulo
Clique aqui e inscreva-se.


Curso Assembleia de acionistas

Realização: Capital Aberto
Data: 07 e 08 de março de 2018

Horário: das 08h30 às 13h
Local: Coworking Sabiá, Av. Sabiá, 388, Moema – SP
Clique aqui e inscreva-se.


CII Spring 2018 Conference

Realização: The Council of Institutional Investors
Data: de 12 a 14 de março de 2018

Local: 2500 Calvert St NW - Washington, DC United States 20008
Clique aqui e acesse a agenda do evento.
Clique aqui e inscreva-se
.


ICGN Annual Conference Milan

Realização: ICGN - International Corporate Governance Network
Data: de 25 a 28 de junho
de 2018
Local: Unicredit, Head Office, Piazza Gae Aulenti 3, 20154 Milan
Clique aqui e acesse a agenda do evento.
Clique aqui e inscreva-se
.

Amec - Fatos Relevantes Amec - Fatos Relevantes Amec - Fatos Relevantes Amec - Fatos Relevantes Amec - Fatos Relevantes
Caso não queira mais receber nossos emails, remova aqui.