Amec - Fatos Relevantes Amec - Fatos Relevantes Amec - Fatos Relevantes
Amec - Fatos Relevantes Amec - Fatos Relevantes
Notícias de Stewardship

Ativistas tornam-se acionistas ativos

Recente artigo no US News & World Report aponta a tendência mundial não apenas para um crescimento das atividades de ativistas, mas também da postura ativa por parte de investidores mainstream, em grande parte indexados, comumente chamados de passivos. Alguns dos maiores investidores institucionais do mundo tem aumentado sua atuação ativa, em resposta a demandas de maior stewardship de sua parte.

“Investimento passivo não deve ser confundido com propriedade passiva”, disse Rob Berick, diretor da Falls Communications. “Ativistas não tradicionais tem utilizado ferramentas do ativismo, no sentido de trabalharem junto com as administrações das empresas para implementarem mudanças”.

Clique aqui e acesse o artigo na íntegra.

Não Signatários utilizam o Código Amec de Stewardship para pautar políticas internas

A Amec tem recebido consultas e informações de gestores e fundos de pensão que ainda não assinaram o Código Amec de Princípios e Deveres dos Investidores Institucionais – Stewardship, indicando que seu conteúdo tem pautado discussões internas sobre aprimoramento de práticas.

A tendência reitera o fato de o Código Amec trazer para o Brasil as melhores práticas internacionais sobre o tema, e atende ao objetivo fundamental da associação com seu lançamento, qual seja, influenciar positivamente a atuação dos investidores institucionais enquanto donos dos valores mobiliários das empresas brasileiras.

A Amec continua à disposição para discutir o assunto com os investidores institucionais interessados, e recomenda a Cartilha de Implementação (clique aqui e acesse a cartilha) como uma ferramenta para este processo.

Artigo acadêmico louva iniciativas de Códigos de Stewardship

Em artigo a ser publicado na Seattle University Law Review, a professora Jennifer Hill ressalta o advento dos códigos de Stewardship como uma bem-vinda novidade no debate sobre governança corporativa mundial. “Fora dos Estados Unidos, uma narrativa poderosa e alternativa (ao ativismo tradicional) a respeito dos benefícios de um maior engajamento dos acionistas em governança corporativa ganhou tração em muitos mercados.

Clique aqui e acesse a resenha da autora sobre o tema.

Clique aqui e acesse o trabalho acadêmico da professora.


Agenda

Estão confirmadas as seguintes reuniões, exclusivas para associados:

Comissão Técnica – dia 18 de outubro, na sede da Amec, em São Paulo, com conexão remota.

Foreigners Commission – dia 24 de outubro, por conference call.

Conselho Deliberativo – dia 26 de outubro, na sede da Amec, em São Paulo, com conexão remota.

Diretoria Executiva – dia 23 de novembro, na sede da Amec, em São Paulo, com conexão remota.

As confirmações de presença devem ser encaminhadas ao e-mail maria.alice@amecbrasil.org.br.

Clique aqui e acesse o calendário anual das reuniões da Associação.


Últimas Notícias
Começa hoje a nova turma do curso Governança para Investidores

Cerca de 20 investidores iniciam hoje, 16 de outubro, mais uma edição do curso de Governança Corporativa para Investidores, que será realizado de 16 a 20 de outubro, na parte da tarde, na sede do IBGC, em São Paulo. O curso foi preparado em parceria pela Amec – Associação de Investidores no Mercado de Capitais – e pelo IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa - e traz na abordagem prática um aspecto fundamental para maximizar a adequação do conteúdo ao público alvo.

Leia mais

Liderança, diversidade e inovação tecnológica marcam os debates da 18ª edição do Congresso Anual do IBGC

O IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – realizou, no dia 03/10, em São Paulo, a 18ª edição de seu Congresso Anual. O evento teve um público formado, em grande parte, por líderes de algumas das empresas e instituições mais importantes do país. Aproximadamente, 720 pessoas compareceram ao Congresso nesse ano.

Leia mais

Amec participa do Congresso da Abrapp

O presidente da Amec, Mauro Rodrigues da Cunha, participou do painel de encerramento do 38º Congresso de Fundos de Pensão, organizado pela Abrapp. Tendo como mote a maior consciência da sociedade, motivada pelas discussões de reformas, a proposta do evento foi discutir uma nova visão de futuro, acompanhada da compreensão de que a formação de poupança previdenciária capitalizada não só constitui mecanismo de proteção ao trabalhador – independente da forma como se insere no mercado de trabalho – como também, devidamente investida ao longo do tempo, oferece à economia as possibilidades de investimentos que o País tanto carece.

Leia mais

OCDE debate desenvolvimento do mercado de ações na América Latina

A Força-Tarefa de desenvolvimento dos mercados de ações, organizada pela Mesa Redonda da America Latina de Governança Corporativa, reuniu-se em São Paulo nos dias 10 e 11 de outubro. Representantes de seis países do continente estiveram presentes, além de representantes da Espanha, EUA e da própria OCDE.

Leia mais

Amec encerra seu ciclo no CAF

Informamos que a Amec – Associação de Investidores no Mercado de Capitais – formalizou seu desligamento da ACAF, entidade mantenedora do CAF – Comitê de Aquisições e Fusões – no dia 27 de setembro de 2017. A decisão foi tomada pelo Conselho Deliberativo da Amec.

Leia mais

CVM inicia audiência pública para aprimorar o boletim de voto a distância

A CVM – Comissão de Valores Mobiliários - colocou em audiência pública minuta de instrução para aprimorar a Instrução CVM nº 481, de 17 de dezembro de 2009, no capítulo que regulamenta a participação e votação a distância em assembleias de acionistas. As sugestões e comentários devem ser encaminhados, por escrito, até o dia 1º de novembro de 2017 à Superintendência de Desenvolvimento de Mercado, preferencialmente pelo endereço eletrônico audpublicaSDM0417@cvm.gov.br ou para a Rua Sete de Setembro, 111, 23º andar, Rio de Janeiro – RJ, CEP 20050-901.

Leia mais

Eventos de Mercado
7º Encontro de Contabilidade e Auditoria

Realização: Abrasca e Ibracon
Data: 18 de outubro

Local: Renaissance São Paulo Hotel - Alameda Santos, 2233 - Cerqueira César, São Paulo – SP
Clique aqui para informações e inscrições.


Effective Board Leadership Workshop

Realização: IFC International Finance Corporation
Data: 17 a 19 de outubro de 2017

Local: IFC Headquarters 2121 Pennsylvania Ave. NW, Washington DC, USA
Clique aqui para informações e inscrições.


4ª Conferência Internacional LATAM ESG 2017 – Integração ESG – Responsabilidades e Oportunidades

Realização: Apimec - Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais, em parceria com o PRI – Principles for Responsible Investment da qual a Apimec é Network Supporter
Data: 24 de outubro de 2017

Local: B3 – Rua XV de Novembro, 275, Centro, 1° andar – São Paulo – SP
Informações: Gabriel – (11) 3104–1491


XIV Seminário Internacional CPC – Normas Contábeis Internacionais

Realização: CPC - Comitê de Pronunciamentos Contábeis e FACPC – Fundação de Apoio ao Comitê de Pronunciamentos Contábeis
Data: 07 de novembro de 2017
Local: Grand Mercure Ibirapuera - R. Sena Madureira, 1355 - Vila Clementino, São Paulo - SP, Brasil
Clique aqui para informações e inscrições.

Amec - Fatos Relevantes Amec - Fatos Relevantes Amec - Fatos Relevantes Amec - Fatos Relevantes Amec - Fatos Relevantes
Caso não queira mais receber nossos emails, remova aqui.