História da Amec é celebrada na comemoração dos oito anos de sua fundação
No dia 23 de outubro, os associados comemoraram o 8º aniversário da Amec – Associação de Investidores no Mercado de Capitais. Na ocasião, os quatro presidentes da história da entidade estiveram reunidos na Enoteca Decanter, juntamente com os demais convidados.
Os quatro presidentes da história da Amec. Da esquerda para a direita: Walter Mendes,
Edison Garcia, Mauro Rodrigues da Cunha e Luiz Fernando Figueiredo
A Associação de Investidores no Mercado de Capitais – Amec – foi criada em outubro de 2006, numa iniciativa de investidores institucionais financeiros e independentes, com o objetivo de defender os direitos de acionistas minoritários e estimular o desenvolvimento do mercado brasileiro de ações.
Para atingir estes objetivos, a Amec promove debates e discussões entre seus associados, obedecendo a estritas normas de governança interna, incluindo controle de conflitos de interesse. Os temas são discutidos na Comissão Técnica, e posteriormente submetidos a decisões da Diretoria Executiva e do Conselho Deliberativo.
Ao longo dos seus oito anos de atuação, a entidade converteu-se no principal fórum de discussões entre investidores institucionais a respeito de práticas de governança corporativa e direitos dos investidores em empresas brasileiras, na linha das mais recentes recomendações ao redor do mundo (como o Kay Report, do Reino Unido).
Em paralelo, os posicionamentos da Amec têm adquirido cada vez mais o reconhecimento de investidores, empresas e reguladores, pela relevância e independência.
Hoje a Amec reúne 63 investidores institucionais, locais e estrangeiros, que possuem mandatos de investimento no mercado brasileiro de ações de aproximadamente R$ 500 bilhões.
Mais informações podem ser obtidas pelo site: www.amecbrasil.org.br e no YouTube: www.youtube.com/amecbrasil