IASB convida candidatos a participarem do Grupo Consultivo de Comentários da Administração
O Conselho de Normas Internacionais de Contabilidade – IASB (International Accounting Standards Board) está buscando interessados em participar de um novo grupo consultivo que orientará o Conselho no projeto de atualização da Declaração de Práticas das IFRS: Comentários da Administração (IFRS Practice Statement: Management Commentary)
O objetivo do grupo é proporcionar ao IASB acesso a experiências e conhecimentos técnicos práticos relativos ao desenvolvimento, implantação e utilização de regimes de comentários da administração, além de orientar o Conselho durante o processo de elaboração de propostas para a atualização da Declaração de Práticas.
Histórico
A Declaração de Práticas oferece um modelo para a apresentação de comentários da administração que acompanham as declarações financeiras preparadas em conformidade com as Normas Internacionais de Contabilidade – IFRS. Os comentários da administração fornecem informações para auxiliar investidores atuais e potenciais, financiadores e outros credores a interpretarem os dados constantes nas declarações financeiras para, com isso, tomarem decisões econômicas melhores.
Dado o interesse cada vez maior entre os stakeholders em informações financeiras que não fazem parte das declarações financeiras, em novembro de 2017 o IASB acrescentou à sua agenda um projeto de atualização das Declarações de Práticas. Para informações adicionais, visite a página do projeto em www.ifrs.org/projects/work-plan/management-commentary/#educational-material
Candidatos a membro do Grupo Consultivo
O IASB está buscando candidatos que:
- Tenham profundo conhecimento sobre as informações necessárias para os investidores atuais e potenciais, financiadores e outros credores constantes nos comentários da administração e sobre as áreas da prática atual nas quais tais necessidades estão sendo atendidas ou não; ou
- Conhecimento técnico no desenvolvimento ou implantação de procedimentos de comentários da administração voltados a atender tais necessidades.
O IASB convidará reguladores do mercado de capitais para participarem na qualidade de observadores.
O Conselho espera que os membros do grupo consultivo contribuam, de forma construtiva, para as discussões a partir de uma perspectiva ampla e não levando em consideração apenas as práticas e requisitos em suas respectivas jurisdições.
O Grupo Consultivo deverá ter entre 10 e 15 membros e observadores.
Na avaliação dos candidatos, será considerada a necessidade de o grupo ser formado por membros provenientes de geografias diversas. Adicionalmente, será dada prioridade aos candidatos com conhecimento técnico na elaboração de relatórios financeiros em uma série de áreas especializadas.
Questões administrativas
Os membros do grupo consultivo trabalharão de forma voluntária, não serão remunerados e deverão arcar com as despesas de viagem e acomodação quando participarem das reuniões. Serão responsáveis por suas contribuições pessoais e, via de regra, não serão aceitos substitutos no caso de não comparecimento às reuniões.
O IASB prevê a realização de pelo menos quatro reuniões no decorrer do projeto, havendo a possibilidade de agendamento de reuniões de acompanhamento.
Todas as reuniões acontecerão em Londres e serão abertas, para observação, a representantes da sociedade. As atas das reuniões e documentos analisados pelo grupo consultivo serão disponibilizados no site da Fundação IFRS.
Inscrições
Para mais informações ou caso queira se candidatar para fazer parte do grupo consultivo, envie o seu currículo e uma breve descrição explicando de que forma você atende aos critérios exigidos para managementcommentary@ifrs.org. O prazo para as inscrições se encerra em 27 de abril de 2018.