Amec encaminha à CVM propostas de aprimoramento para o mercado de crédito privado

A Amec entregou à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), durante o evento realizado hoje (10/12/2025), documento com o levantamento sobre os principais desafios do mercado de crédito brasileiro com foco nas oportunidades de aprimoramento. Referido documento é resultado do trabalho da Comissão de Crédito Privado (CCP) da Amec durante os últimos dois anos. A CCP é coordenada por Fayga Delbem Czerniakowski, da Itaú Asset.

O documento, que traz o diagnóstico dos principais desafios e propostas de aprimoramento, se divide em três grandes eixos: transparência, conflito de interesses e assembleias. Segundo o levantamento, grande parte das melhorias pode ser implementada por meio de ajustes regulatórios ou da adoção de boas práticas de governança.

No eixo da transparência, a percepção é de que o mercado ainda opera com limitações, sendo frequentes a ocorrência de algumas negociações pouco transparentes, com informações fragmentadas ou com deficiências na sua divulgação.

O documento também ressalta que a crescente complexidade do mercado de dívida demanda não apenas estruturas contratuais mais robustas, mas um ambiente regulatório capaz de mitigar potenciais conflitos de interesses entre os diversos agentes que atuam no segmento.

Já o tema das assembleias foi apontado como um aspecto que deve receber atenção especial do regulador. Uma alternativa indicada pela Amec seria trazer mecanismos já existentes no mercado de ações que possam servir de inspiração para a evolução das assembleias do mercado de dívida.

Além de eventuais mudanças legais ou regulatórias, o levantamento destaca que o fortalecimento institucional do setor também depende da disseminação de boas práticas, a elaboração de guias orientativos pelas entidades representativas e o engajamento conjunto entre reguladores, autorreguladores e investidores. A carta é assinada pelo Presidente da Amec, Fábio Coelho.

Clique aqui para acessar o documento na íntegra.