Amec fortalece governança e avanços com aprovação dos temas de sua AGO de 2022

Print Friendly, PDF & Email

Como em toda organização que valoriza a governança corporativa e a transparência, a Assembleia é um momento de grande importância para a prática desses princípios. E não foi diferente com a AGO da Associação dos Investidores no Mercado de Capitais (Amec), realizada de 19 a 26 de abril e contou com a ampla participação dos associados através de votação eletrônica.

Fábio Coelho. Foto: Divulgação.

“Um dos destaques foi o Relatório de Administração (RA) anual de 2021, que dá visibilidade a informações relevantes, posicionamentos e conquistas no ano.”, diz Fábio Coelho, Presidente-Executivo da Amec. O Relatório publicou ainda uma ampla matéria com depoimentos de sobre o aniversário de 15 anos da Amec. A AGO promoveu também a recondução de dois membros do Conselho Fiscal para o próximo mandato: Acácio Roboredo (Alaska) e Keite Bianconi (Metrus).

Fortalecimento em 2021

Fábio Coelho explica que no front da governança, não faltaram casos que exigiram atenção dos investidores no ano passado, com antigos conflitos como ingerências nas estatais ocorrendo concomitantemente a novidades no Brasil. Na legislação, antigos temas, como a reforma tributária, dividiram espaço com inovações como o voto plural, assim chamadas as ações com super ON.

A Amec, mais uma vez, foi desafiada a ampliar sua atuação para alcançar novas demandas do mercado, mas sem perder de vista sua missão primordial: apoiar quem investe no Brasil. O aniversário de 15 anos marcou uma retrospectiva dos principais marcos da história da Associação.

“Seguimos na mesma direção de consolidar a Amec como um celeiro de conhecimento de governança com produção de conteúdo técnico, realização de debates de alto nível com interação de toda a indústria de gestão”, disse Fábio Coelho.

Pedro Rudge. Foto: Divulgação.

Na mesma linha, Pedro Rudge, sócio-fundador da Leblon Equities e Chairman da Amec, destaca que a Amec tem fortalecido seu papel de promotor da boa governança no mercado de capitais. “Olhando para os últimos 12 meses, a Amec ampliou sua consolidação como importante agente da boa governança no mercado. Com a produção de cartas e comunicados, estabelecemos posicionamentos em operações e transações na defesa dos direitos dos investidores”, comenta o Presidente do Conselho Deliberativo.

O estreitamento de laços com outras entidades do mercado fortaleceu também a capacidade de interlocução com órgãos do governo. A Amec atuou como importante articulador na discussão de projetos de lei e regulamentações do setor, junto ao Congresso Nacional e Ministério da Economia, através da participação no âmbito da Iniciativa do Mercado de Capitais (IMK). “Foi um período de forte ampliação da interlocução da Amec tanto com outras entidades do mercado quanto com o governo”, resume Pedro Rudge.