Amec participa de debate sobre problemas na governança corporativa das empresas promovido pela Apimec
Com o tema central “Consequências da falta de governança corporativa”, a Apimec promoveu um debate com especialistas e representantes de organizações que atuam no mercado de capitais no último dia 20 de junho. O Presidente Executivo da Amec, Fábio Coelho, realizou apresentação no painel intitulado “O que aprendemos sobre os casos reais”.
Além do representante da Amec, o painel contou com a participação de Carolina Kiyomi Iwamoto, Advogada Sênior do Pinheiro Neto Advogados e Larissa Quaresma, Analista da Empiricus. A moderação foi conduzida por Marco Saravalle, Diretor de Educação e Certificação da Apimec Brasil.
A palestra abordou casos recentes envolvendo práticas deletérias de governança corporativa que afetaram o funcionamento do mercado de capitais. Neste sentido, foram discutidos desdobramentos do caso Americanas, aspectos relacionados ao regime de recuperação judicial (RJ) das empresas e seus efeitos no relacionamento de analistas com as companhias e áreas de relacionamento com os investidores, informou o Presidente da Amec.
Fábio Coelho destacou que a assimetria de informação existe não somente no momento da instauração da recuperação, já que os relatos de diversos investidores apontam para as dificuldades de conversar com a companhia a partir de muitos meses antes do início do regime judicial. Ele também ressaltou lições aprendidas do caso Light, que fez uma análise comparativa entre aspectos de governança do mercado de ações e do mercado de crédito privado.
Ainda em discussão, os painelistas trataram de diversos pontos relacionados à governança corporativa que são utilizados nas análises das empresas, em especial as diferenças no relacionamento com investidores promovidas pelas corporations e as empresas de controle definido.