Assets preparam retorno ao trabalho presencial nos escritórios

Com o avanço da vacinação da população adulta no Brasil, as empresas de asset management planejam o retorno das equipes aos escritórios nas próximas semanas. Ainda que as atividades remotas estejam funcionando bem, as gestoras de recursos sinalizam retomada do trabalho predominantemente presencial e muitas inclusive com ampliação do tamanho dos escritórios, ao contrário do que se imaginava no auge da pandemia.

Guilherme de Morais Vicente, da Onyx. Foto: Divulgação.

“Vamos retornar 100% presencial nas próximas semanas. Com a nova etapa da pandemia, com o avanço da vacinação, pretendemos retomar o trabalho presencial mesmo. Não adotaremos o sistema híbrido”, diz Guilherme de Morais Vicente, Sócio da Onyx. A asset tinha realizado uma tentativa de retorno no início do ano, mas acabou retrocedendo em fevereiro com o agravamento da pandemia.

O escritório da Onyx será mantido com o mesmo tamanho de antes da pandemia, mas foram realizadas uma série de pequenas reformas. Uma das salas de reunião será destinada para uma colaboradora que está grávida. As mesas foram distanciadas e, entre elas, foram colocadas lâminas transparentes de policarbonato.

O principal motivo para o retorno presencial é a retomada do convívio entre os membros das equipes. “O convívio é muito importante. Expandimos a equipe durante a pandemia e precisamos treinar os mais jovens. Isso será possível com uma maior interação presencial”, comenta Guilherme.

Uma das mudanças no cenário de pandemia e que não deve voltar atrás é a redução das viagens. Se antes, o Sócio da Onyx costumava realizar de 7 a 8 grandes viagens por ano, agora o número se reduziu a praticamente zero. “Há pouca disponibilidade de voos. Temos a preocupação com as barreiras. Além disso, as ferramentas virtuais se mostraram muito eficientes”, explica Guilherme.

Marta Kheirallah, da VELT Partners. Foto: Divulgação.

Marta Kheirallah, Sócia e Diretora de Compliance e Gestão de Risco da Velt Partners, explica que a asset planeja realizar um retorno ao escritório em etapas. “Estamos programando um retorno gradual, sem traumas. Assim que os colaboradores tomarem as duas doses, poderão retornar ao trabalho presencial”, diz. No início, deve ocorrer a presença mandatória em dois dias da semana. Mais adiante, serão retomados quatro dias presenciais e apenas um dia de home office.

“Sem o presencial, sentimos falta de integração da equipe como um todo. Existe uma boa integração dentro de cada equipe, mas não há integração entre as pessoas de áreas distintas”, explica Marta. O convívio no escritório promove, por exemplo, maior sinergia entre os analistas de setores diferentes. A Diretora da asset explica que uma das maiores dificuldades é realmente a integração dos novos colaboradores. Foram contratadas 15 pessoas durante a pandemia – de um total de 43 colaboradores. “A equipe cresceu bastante. Queremos integrar os novos talentos”, diz.

O tamanho do escritório da Velt também não será reduzido. “Temos um escritório grande, de 600 metros quadrados, que pode abrigar bem todos os nossos colaboradores. Não pretendemos reduzir”, revela Marta. Atualmente, a frequência no escritório é liberada, mas a presença costuma ser de até 10 pessoas em média.

Apesar de manter o tamanho, o escritório passou por mudanças. Foram colocados acrílicos em vários lugares para separar as mesas e ambientes. Os potes com bolachas e as jarras de suco sumiram. Até as pastas de dente foram retiradas dos banheiros. As medidas são analisadas e decididas por um comitê de Covid que foi implantado na empresa. Mesmo com planos de retorno ao escritório, os prazos ainda não foram definidos. “Não vamos antecipar, pois não queremos correr riscos desnecessários. E o sistema atual está funcionando bem”, comenta Marta. 

Parte em home office

HELDER RODRIGUES DA CUNHA SOARES
Helder Soares, da Claritas. Foto: Divulgação

A Claritas também planeja o retorno ao escritório no mês de novembro para o trabalho presencial. A diferença deste caso é que parte da equipe deverá continuar em home office ou no sistema híbrido. “O time de gestão deve voltar integralmente ao trabalho presencial assim que todos estiverem vacinados. Já os times de backoffice e comercial deverão ficar no regime híbrido”, explica Helder Soares, CIO da Claritas.

“A manutenção de parte dos colaboradores em home office permitirá a redução do tamanho do escritório em cerca de 30%. As reuniões virtuais e os contatos comerciais a distância vieram para ficar. Tudo isso representa uma redução de custos.”, constata Helder.

Ele comenta que as funções de backoffice e comercial demonstraram que podem funcionar muito bem em regime remoto, mas que os times de gestão das mesas de investimentos carecem de maior convívio e comunicação presencial. “O presencial é fundamental para que os gestores possam explorar sinergias. O convívio é fundamental também para a formação dos profissionais mais jovens, que foram recém-contratados.”, diz Helder.

Aumento do escritório

Se muitas assets pretendem retornar ao trabalho presencial, mantendo o tamanho dos escritórios, há aquelas que planejam até aumentar o espaço físico. É o caso do escritório da Aberdeen no Brasil, que terá o tamanho duplicado. O principal motivo para a ampliação é o plano de contratações e de ampliação das equipes, além da necessidade de maior espaçamento entre as mesas e a existência de espaços de convivência.

Por se tratar de uma asset global que trabalha em coordenação com os escritórios de outros países, a equipe da Aberdeen já estava acostumada ao trabalho remoto antes mesmo da pandemia. Os colaboradores já tinham direito a um dia de home office por semana antes do advento da crise sanitária.

Brunella Gomide, da Aberdeen no Brasil. Foto: Divulgação

O sistema de trabalho ainda não foi definido. É possível que se mantenha um sistema híbrido, com dois dias da semana de home office. A partir de janeiro de 2022, é provável que os times já estejam de volta ao escritório. “Apesar da maior flexibilidade, o contato presencial continua importante na Aberdeen. O ambiente físico é muito importante principalmente para a formação das equipes. Há alguns estagiários que entraram durante a pandemia que eu ainda não conheço”, diz Brunella Gomide, Investment Director da Aberdeen no Brasil.

Ela afirma que enquanto o retorno não é efetivado, os times da Aberdeen procuram se revezar no escritório. O sistema é parecido com aquele utilizado no escritório de Londres, com a diferença que aqui no Brasil, o número de pessoas é bem menor. De qualquer forma, os membros do mesmo time combinam um dia na semana para se encontrarem no escritório.