CAIXA Asset é a mais nova associada da Amec

A CAIXA Asset, gestora de fundos de investimento da CAIXA Econômica Federal, acabou de ingressar como a mais nova associada da Amec. Com a iniciativa, “a empresa espera ampliar o diálogo com outras assets do mercado, colaborar com a evolução das práticas de stewardship no país e contribuir para o desenvolvimento de políticas que assegurem o alinhamento de interesses entre gestores e investidores”, diz o Diretor-Presidente da CAIXA Asset, Humberto Magalhães.

Humberto Magalhães, Caixa Asset. Foto: Divulgação. O executivo diz que a CAIXA Asset vem buscando maior alinhamento às melhores práticas de governança corporativa e engajamento responsável. Por isso, a associação à Amec representa um passo importante nesse sentido, reforçando o compromisso da instituição com a transparência, ética e foco no interesse dos investidores”, afirma.

Magalhães ressalta que a empresa reconhece a relevância da atuação da Amec tanto na defesa dos investidores em companhias abertas quanto nas atividades voltadas ao mercado de crédito privado. “O perfil da CAIXA Asset contempla ambos os universos, dado seu papel como gestora de recursos de terceiros, e entende que a atuação da Amec contribui para o fortalecimento do ambiente de investimentos no Brasil”, aponta.

Código Brasileiro de Stewardship

Além do ingresso como associada da Amec, a CAIXA Asset passou a ser signatária do Código Brasileiro de Stewardship (CBS). O código é uma iniciativa da Amec e da CFA Society Brazil que tem como objetivo desenvolver e disseminar a cultura de stewardship no mercado de capitais brasileiro, promovendo o senso de propriedade nos investidores institucionais e criando padrões de engajamento responsável.

O Diretor-Presidente da CAIXA Asset explica que a adesão ao documento fornece diretrizes claras para o exercício do dever fiduciário, o que contribui diretamente para o aprimoramento das práticas de ESG (ambiental, social e governança) e stewardship. Além disso, a iniciativa fortalece o processo de engajamento com empresas investidas, a gestão de riscos e a integração de aspectos ambientais, sociais e de governança nas decisões de investimento.

“Acreditamos que a adoção de práticas de stewardship fortalece a confiança dos investidores e a governança das empresas investidas. A adesão, juntamente com a associação à Amec, representa um movimento estratégico alinhado à busca contínua por excelência na gestão de recursos e no relacionamento com stakeholders”.