CODIM divulga pronunciamento sobre a Participação de Acionistas nas Assembleias
O CODIM – Comitê de Orientação para Divulgação de Informações ao Mercado – divulgou Pronunciamento sobre Participação de Acionistas nas Assembleias no dia 14 de março de 2018, às 11 horas, no auditório da B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), em São Paulo (SP).
O Pronunciamento foi apresentado pelos relatores Helmut Bossert, representante do IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores), e Renato Vetere, representante da AMEC (Associação de Investidores no Mercado de Capitais) e busca auxiliar as companhias no desenvolvimento de ferramentas e na criação de mecanismos que facilitem e estimulem a participação dos acionistas nas assembleias.
Dentre as recomendações, destaca-se a criação de uma Política de Engajamento para ampliar a interação entre o Conselho de Administração e os acionistas ao longo do ano, e não apenas restrito a uma única oportunidade. Referida prática promoverá um estreitamento relevante na relação entre Companhia e acionista, que culminará na maior participação nas Assembleias.
Segundo o assessor jurídico da Amec, Renato Vetere, “a participação de acionistas em Assembleias, ou o seu absenteísmo, é questão de alta complexidade no mercado de capitais brasileiro, não obstante as profundas e relevantes evoluções introduzidas pelo boletim de voto a distância. Nesse sentido, as recomendações propostas no pronunciamento permitem uma evolução material nos processos envolvidos e propiciarão um estreitamento relevante na relação acionistas e companhias.”
Clique aqui e acesse o pronunciamento.
Clique aqui e acesse a apresentação.