Associação inicia consulta pública sobre o Código Amec de Stewardship

Prazo da consulta pública encerrado!

A Associação de Investidores no Mercado de Capitais – Amec – coloca em consulta pública a minuta do Código Amec de Princípios e Deveres dos Investidores Institucionais – Stewardship. O objetivo final do código é ajudar os investidores institucionais a cumprirem seus deveres fiduciários perante seus clientes por meio de um código de exercício de direitos políticos. As sugestões e comentários devem ser encaminhados, por escrito, até o dia 15 de julho à sede da Amec, preferencialmente pelo endereço eletrônico presidente@amecbrasil.org.br ou para Rua Joaquim Floriano, 1.120, cj. 101, São Paulo – SP, CEP 04534-004.

Segundo o presidente da Amec, Mauro Rodrigues da Cunha, é fundamental para integridade do mercado que os investidores institucionais atuem como donos que são. “Cada investidor institucional individualmente tem deveres fiduciários com seus clientes que vão além da compra e venda de ações. A ação dá direito a um fluxo de recursos, de dividendos, ganhos de capital, mas ela também dá direito a uma série de direitos políticos. E ignorar estes direitos políticos significa não atender fielmente aos seus deveres fiduciários”, afirma.

Seguindo uma tendência mundial, o código terá princípios, mecanismos e políticas que balizarão a atuação do investidor em tudo o que diz respeito à governança – incluindo a sua própria e de suas empresas investidas.

A versão final do Código Amec de Princípios e Deveres dos Investidores Institucionais – Stewardship será apresentada ao mercado de capitais no dia do Fórum Amec de Investidores 2016, 27 de outubro, quando a entidade comemora os 10 anos de sua fundação.

Clique aqui e acesse a minuta do Código Amec de Princípios e Deveres dos Investidores Institucionais – Stewardship.

Clique aqui e acesse o edital da consulta pública.