CVM celebrou aniversário de 49 anos em evento realizado em parceria com Amec e CFA Society Brazil
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) celebrou seu 49º aniversário com a realização do evento “Um Mercado de Capitais Aberto”, na última quarta-feira (10/12), promovido em parceria com a Amec e a CFA Society Brazil. O encontro, realizado presencialmente no Rio de Janeiro, reuniu especialistas para debater a evolução do mercado de capitais brasileiro.
A abertura contou com as participações de Fábio Coelho, Presidente da Amec, Otto Lobo, Presidente Interino da CVM, e Lucas Correa, Presidente da CFA Society Brazil. O primeiro painel abordou os principais desafios e propostas para o segmento de crédito privado, a partir de um diagnóstico conduzido pela Amec nos últimos anos, com foco em transparência, mitigação de conflitos de interesse e aperfeiçoamento das assembleias de credores.
A mesa contou com a moderação de Fayga Delbem, Head de Crédito da Itau Asset Management e Coordenadora da Comissão de Crédito Privado da Amec e participação de Adriano Casarotto, Portfolio Manager da Western Asset, Bernardo Carneiro, Sócio de Reestruturação e Insolvência do escritório Lefosse; e Ulisses Nehmi, CEO da Sparta Fundos de Investimentos.
Na sequência, o segundo painel tratou do fortalecimento da integridade e da solidez do mercado de capitais. Já o terceiro painel destacou a edição de regras que instituem o Regime de Facilitação ao Acesso a Capital e de Incentivo a Listagem (Regime Fácil). O quarto painel discutiu o futuro do mercado de ações no Brasil, explorando transformações tecnológicas e competitividade global.
A Agenda Regulatória da CVM para o 2026 foco o foco do quinto painel. Antonio Berwanger, Superintendente de Desenvolvimento de Mercado (SDM), e Bruno Luna, Chefe da Assessoria de Análise Econômica, Gestão de Riscos e Integridade (ASA), ambos da CVM, apresentaram as principais prioridades da autarquia para o próximo ano em termos de regulação.
Dentre eles, a edição de nova regra para substituir a Resolução CVM 88 (crowdfunding de investimento), ajustes em anexos da Resolução CVM 175, incluindo a modernização das normas de Fundos de Investimento em Participações (FIP), Financeiro (FIF) e Imobiliário (FII), regras que envolvem a divulgação de fatos relevantes e comunicações ao mercado e ações em tesouraria.
No âmbito das consultas públicas, o destaque foi a suitability e a ampliação de produtos de varejo, revisão do conceito de investidor qualificado e adoção de medidas provenientes da Avaliação de Resultados Regulatórios sobre o tema.
Encerrando o evento, representantes de diferentes entidades do mercado apresentaram suas visões sobre os avanços e desafios do mercado de capitais brasileiro, além de compartilharem expectativas para os próximos anos. Otto Lobo, Presidente Interino da CVM, moderou o painel, que contou com a participação de Carlos André, Presidente da Anbima, Lucas Correa, Presidente da CFA Society Brazil, e Lucy Pamboukdjian, Diretora de Mercado de Capitais da Abrasca.
(Com informações da CVM)
