Entrevista: Fayga Delbem analisa diagnóstico do mercado de crédito

O mercado de crédito privado vem crescendo rapidamente no Brasil nos últimos anos, mas junto com sua expansão, aumentam também os desafios de aprimoramento da governança. Para avançar nesse debate, a Amec criou no ano passado a Comissão de Crédito Privado (CCP) para reunir gestores em um fórum permanente de discussão.

A partir dessas discussões, a associação preparou um levantamento e apresentou à CVM uma agenda estruturada de sugestões, contemplando ajustes normativos e a difusão de boas práticas. Em entrevista exclusiva para a nova edição do Radar do Gestor, Fayga Czerniakowski Delbem, que ocupa a posição de coordenadora da comissão, detalha como o grupo trabalhou e quais foram as principais conclusões e recomendações presentes no documento.

Segundo ela, três pontos exigem evolução urgente no mercado de dívida: a melhoria das assembleias de credores, especialmente em um cenário de juros mais alto; o aumento da transparência, já que muitas informações desse mercado não são disponibilizadas para o investidor; e o tratamento adequado dos conflitos de interesses entre atores desse mercado.

“Após levar o diagnóstico ao regulador, promovemos um movimento importante para a maturidade do segmento, com o próprio mercado propondo melhorias para fortalecer a regulamentação. Ao mesmo tempo, a Amec terá um papel essencial na consolidação e disseminação de boas práticas”, afirma Fayga.

Na entrevista, ela ressalta que o diagnóstico é apenas o primeiro passo. O próximo estágio consiste em transformar essas questões em indicações de boas práticas a partir da produção um guia ou manual para consolidar esses padrões.

Clique aqui para ler a entrevista na íntegra.