Fapes é a mais nova associada da Amec

A Fundação de Assistência e Previdência Social do BNDES é a mais nova associada da Amec. A Fapes ocupa atualmente o 11º lugar no ranking de fundos de pensão no Brasil com cerca de R$ 15 bilhões de patrimônio. “A adesão ao quadro associativo da Amec é uma consequência da valorização da agenda ESG que estamos desenvolvendo de dois anos para cá”, explica André Loureiro, Diretor de Investimentos da entidade.

André Loureiro, da Fapes.

Como principal antecedente da agenda de sustentabilidade, a fundação teve também a adesão ao PRI – Principles of Responsible Investments – da Organização das Nações Unidas (ONU) – em 2019. Já no ano passado começaram as primeiras conversas com a Amec para avaliar a viabilidade e adequação de se aderir à associação. “Tivemos um primeiro contato com o Fábio Coelho e percebemos que era uma agenda convergente com o direcionamento da fundação. Estava também alinhada com o posicionamento do patrocinador, o BNDES”, diz o Diretor em referência à participação do BNDESPar ao quadro da Amec.

André Loureiro destaca que a participação na Amec irá permitir uma série de sinergias com o tema ESG com as assets e outras fundações. A Fapes está se preparando para produzir o primeiro report ao PRI e, para isso, a participação nos âmbitos de debates e intercâmbio de informações da Amec será muito importante para acessar a base de dados de outros pares. “Estamos animados com a possibilidade de intercâmbio com outros institucionais que tenham agendas convergentes com a nossa”, comenta o Diretor.

Loureiro esclarece que a Fapes não possui participações diretas relevantes em empresas, mas que será possível promover a articulação com outros gestores para buscar oportunidade de engajamento através da participação em Assembleias e Conselhos das companhias.

Complementação com Abrapp – Na condição de associada da Associação Brasileira de Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp), a direção da Fapes enxergou sentido em promover a associação à Amec como um âmbito complementar em temas de ESG e investimentos.

“A Abrapp é uma associação que trata de diversos temas e áreas de interesse das fundações com muita competência. Já a Amec tem uma agenda mais focada no mercado de capitais, mais voltada aos investimentos. Queremos fortalecer e ampliar essa agenda de demandas das fundações também através da Amec”, comenta Loureiro.