Presidente da Amec participa de painel sobre governança das estatais em evento da OCDE no Chile
O Presidente da Amec, Fábio Coelho, participará como debatedor do evento “Latin America Roundtable on Corporate Governance”, organizado pela OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, que será realizado presencialmente nos dias 6 e 7 de outubro, em Santiago, Chile.
O fórum tem como objetivo promover melhorias na governança corporativa, oferecendo espaço de debate para a troca de experiências entre autoridades governamentais de alto nível, reguladores e participantes do mercado. Nesta edição, estarão presentes participantes dos seguintes países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, México, Peru, Espanha e Estados Unidos.
A programação completa do encontro é composta por 6 sessões divididas em dois dias (ver lista ao final), que contarão com uma palestra introdutória e debatedores, reservando cerca de um terço do tempo para discussões abertas.
A abertura será realizada por Solange Bernstein, Presidente da Comissão para o Mercado Financeiro (CMF) do Chile e membro do Comitê de Governança Corporativa da OCDE; Cristián Lefevre, Presidente do Instituto de Diretores do Chile (IdDC); e Carmine Di Noia, Diretor de Finanças Corporativas da OCDE.
O Ministro da Fazenda do Chile, Mario Marcel, participa no primeiro dia do lançamento global do livro “Corporate Governance Factbook 2025” da OCDE, com realização de palestra sobre as perspectivas do setor corporativo no Chile.
Governança de estatais – Fábio Coelho integrará a Sessão 3 sobre o “Lançamento Regional das Diretrizes Revisadas da OCDE sobre Governança Corporativa de Empresas Estatais”. O painel promoverá o debate sobre este material que fornece orientações para ajudar formuladores de políticas a avaliar e aprimorar o arcabouço legal, regulatório e institucional para a participação acionária e governança de empresas estatais (SOEs).
“As Diretrizes visam garantir que as empresas estatais contribuam para a sustentabilidade, a segurança econômica e a resiliência, mantendo condições de concorrência equitativas globais e altos padrões de integridade e conduta empresarial”, diz comunicado da OCDE.
Confira os temas de todas as sessões do evento:
Primeiro dia – 6 de outubro
- Sessão 1: Sustentabilidade e resiliência no setor corporativo
- Sessão 2: Índices, rating ESG e agências
- Sessão 3: Lançamento regional das Diretrizes Revisadas da OCDE sobre Governança Corporativa de Empresas Estatais
Segundo dia – 7 de outubro
- Sessão 4: O papel em evolução dos conselhos de administração
- Sessão 5: Títulos sustentáveis
- Sessão 6: Desenvolvimento do mercado de capitais e proporcionalidade regulatória