Propostas da Amec para o aprimoramento do mercado de crédito privado repercutem na mídia especializada
O levantamento com diagnóstico e as propostas para o aprimoramento do mercado de crédito privado, elaborado pela Amec e encaminhado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), alcançou ampla repercussão na mídia especializada. A iniciativa foi divulgada por veículos como o jornal Valor Econômico, a revista Revista Capital Aberto, o Broadcast do Estadão e o portal BM&C News, entre outros.
A reportagem publicada pela edição do dia 10 de dezembro do jornal Valor Econômico, por exemplo, explica que a Amec ampliou o raio de atuação para o mercado de crédito privado nos últimos três anos. “Nos últimos anos, especialmente os casos Americanas e Light, e algumas outras experiências específicas que discutimos na associação, evidenciaram que o mercado de crédito, após crescer de forma acelerada, possui uma estrutura de governança que não reflete o tamanho desse mercado no Brasil”, disse ao Valor o Presidente da Amec, Fábio Coelho.
Enviado para a CVM no último dia 10 de dezembro, o documento é resultado do trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos pela Comissão de Crédito Privado (CCP) da Amec. O levantamento aborda os principais desafios do setor e apresenta sugestões de melhoria estruturadas em três eixos centrais: transparência, conflito de interesses e assembleias.
De acordo com o documento, grande parte das melhorias pode ser implementada por meio de ajustes regulatórios ou da adoção de boas práticas de governança. Além disso, ressalta que o fortalecimento institucional do mercado passa pela elaboração de guias orientativas e pelo engajamento conjunto entre reguladores, autorreguladores e investidores.
Clique aqui para acessar o documento na íntegra.
