Relatório de Atividades: Amec amplia presença no mercado de crédito privado
Um dos destaques do Relatório de Atividades de 2024 da Amec é a matéria especial sobre a ampliação da atuação da Associação no mercado de crédito privado. A iniciativa ganhou protagonismo com o fortalecimento da Comissão de Crédito Privado (CCP), com a maior presença de especialistas do setor na Diretoria, no Conselho Deliberativo e entre os associados.
Com uma abordagem técnica e propositiva, a Amec vem expandindo sua atuação desde 2023 para além do mercado acionário, levando sua experiência de 18 anos ao setor de dívida corporativa. As atividades visam a promoção de debates sobre transparência, conflitos de interesse e governança em assembleias de credores. “Casos recentes revelam necessidade de maior atenção dos Conselhos de Administração para estrutura de covenants e relacionamento entre credores e acionistas”, afirmou Fábio Coelho, Presidente da Amec.
Já Fayga Delbem (Itaú Asset) e Ana Rodela (Bradesco Asset), Vice-Presidentes da associação, apontaram a necessidade de maior transparência e equidade nas informações disponíveis aos investidores. A atuação da nova comissão avançou no diálogo com reguladores e autorreguladores, especialmente em temas como conflitos de interesse em estruturas fiduciárias e a qualidade da divulgação de informações nas emissões.
A associação tem defendido maior simetria entre o mercado acionário e o mercado de dívida no que diz respeito à governança e à proteção dos investidores. Nesse sentido, a Amec propôs a elaboração de um white paper sobre crédito privado, que deverá reunir diagnósticos e propostas para aprimorar o ecossistema regulatório e institucional do setor.
A CCP estabeleceu uma agenda regular de reuniões e discutiu casos concretos como o da Vibra Energia, que evidenciou lacunas na precificação de ativos e na governança dos CRIs. A matéria também destaca a entrada de novos associados, como a gestora Sparta e a depositária Laqus, que ampliaram a diversidade técnica da comissão. “Vemos a Amec com um papel importante no desenvolvimento do mercado de crédito privado no Brasil”, disse Rodrigo Amato, CEO da Laqus.
Outro ponto relevante da matéria é a constatação de que a transformação do mercado de capitais passa, cada vez mais, por uma atuação integrada entre os segmentos de ações e dívida corporativa. A Amec tem se posicionado como ponte entre esses dois mundos, reunindo em sua base associativa participantes de perfis diversos, com o objetivo de fomentar um ambiente de investimentos mais robusto, transparente e resiliente.
Acesse aqui o Relatório de Atividades da Amec na íntegra e confira a análise completa sobre a atuação da associação em crédito privado.