Terceiro maior fundo de pensão do país, Funcef é a mais nova associada da Amec

A Fundação dos Economiários Federais, a Funcef, é o mais novo membro do quadro de associados da Amec. Com patrimônio de aproximadamente R$ 80 bilhões em ativos e cerca de 135 mil participantes, o fundo de pensão dos funcionários da Caixa Econômica Federal é o terceiro maior do país, atrás apenas da Previ (Banco do Brasil) e Petros (Petrobras e outras empresas).

Augusto Miranda, Diretor de Administração e TI da Funcef. Foto: Divulgação.

“A aproximação com a Amec foi estreitada a partir de 2017, primeiramente com a adesão ao Código de Stewardship. Desde lá, viemos realizando um trabalho de internalização dos princípios do código e fortalecendo o desenvolvimento da cultura ESG para aprimorar nossa atuação no mercado de capitais”, diz Augusto Miranda, Diretor de Administração e Tecnologia da Informação (TI) da fundação.

Ele explica que os fundos de pensão têm um papel relevante não apenas na seleção de ativos das empresas, mas também na atuação ostensiva em defesa dos direitos como investidores das companhias. “Como associada da Amec, esperamos aprofundar o intercâmbio com outros investidores institucionais, especialmente outros fundos de pensão, na busca do aperfeiçoamento da governança, da responsabilidade socioambiental e a defesa dos investidores minoritários”, comenta o Diretor

Neste sentido, Miranda reconhece que a Amec tem desempenhado papel relevante, como representante dos investidores institucionais, no fortalecimento da governança do mercado de capitais. “A Amec tem ocupado um espaço importante como porta-voz das assets e fundos de pensão na defesa e aplicação dos princípios ESG em nosso país”, afirma o Diretor da Funcef.

Ele destaca também o papel exercido pela associação no aperfeiçoamento do arcabouço legal junto aos órgãos de governo e do Poder Legislativo. “É um papel de advocacy que pretendemos reforçar no âmbito da Amec na atuação junto ao Poder Executivo e Parlamento”, conta Miranda.