Amec: 15 anos apoiando quem investe no Brasil

Print Friendly, PDF & Email

Às vésperas do aniversário de 15 anos da Amec, gostaria de dedicar a 50ª edição desta Carta do Editor para fazer uma breve homenagem a um grupo de investidores institucionais independentes que se uniu, em 2006, para proteger os direitos de acionistas em companhias abertas. Juntos, visavam ainda apoiar o desenvolvimento do mercado de capitais em bases mais equitativas e promover uma cultura de stewardship entre os investidores institucionais. Isso em uma época que o Novo Mercado era incipiente e conversas sobre ESG, então, praticamente inexistentes.

Foi sob a liderança destes pioneiros que a Amec enfrentou tempestades como a crise financeira de 2008 e a recessão de 2015. Líderes como o nosso Alfredo Setúbal – que gentilmente compartilhou momentos desta história nesta edição comemorativa do Panorama – foram os responsáveis por posicionar a Amec como associação independente e respeitada, mesmo frente às adversidades.

Em seus primeiros anos, a Amec foi atuante em casos que consideramos sendo de excesso de poder de controle, na reforma do Novo Mercado e, principalmente, com a publicação do primeiro Código de Stewardship do país. Também contribuímos com reguladores e companhias para o enforcement e direitos por vezes garantidos em lei, mas cuja aplicação prática ainda era incipiente. Foram inúmeros os bons combates que deixaram um legado extremamente positivo ao mercado e à sociedade, do qual temos muito orgulho.

Assim como o mercado de capitais segue evoluindo, a Amec também se transforma sem perder sua essência de opinião independente e defesa de quem investe no país. Agora, perseguimos uma atuação como think-tank de governança corporativa e temas relacionados ao mercado de capitais, reunindo um grupo cada vez maior de investidores que apoiam essa causa coletiva, e criando pontes para o diálogo, sempre oferecendo informação de qualidade aos tomadores de decisão.

Para isso, fortalecemos nossos canais de comunicação, criando novos formatos – como este Panorama – ampliando nosso alcance com posicionamentos sobre regulação e operações societárias, e também oferecendo insights para profissionais de mercado e público de interesse nas companhias.

Este sonho não seria possível sem a valorosa contribuição de nossos associados e de nossas instâncias de governança. É uma honra e uma grande responsabilidade trabalhar para ampliar este legado. Vamos juntos

Fabio Coelho