AMEC, BMF BOVESPA, CVM E IBGC representam Brasil na Mesa Redonda de Governança Corporativa da OCDE

Print Friendly, PDF & Email

Seguindo uma tradição de muitos anos, a Amec marcou presença na Mesa Redonda de Governança Corporativa, organizada pela OCDE, em parceria com IFC e com o Governo da Espanha. O encontro aconteceu em Bogotá, Colômbia, entre os dias 17 e 19 de novembro, sob o patrocínio da BVC – Bolsa de Valores Colombiana. O programa do evento pode ser acessado aqui.

Dentre os diversos temas discutidos, destaca-se a revisão dos Princípios de Governança Corporativa da OCDE, que está em andamento e com conclusão prevista para 2015. O documento, cuja minuta atual pode ser acessada aqui, foi dividido em 3 blocos. O presidente Executivo da Amec, Mauro Rodrigues da Cunha, proferiu palestra no primeiro bloco, que tratou dos capítulos de Efetividade da Governança, Direitos dos Acionistas e Investidores Institucionais.

Além disso, a Amec apresentou as conclusões do Investor Task Force, criado no ano passado com o objetivo de mapear o papel dos investidores institucionais brasileiros no processo de governança das empresas nacionais. O relatório, apresentado por Bruno Bastit, que atuou como assessor da Amec, pode ser obtido através deste link.

O evento discutiu, ainda, o relatório da Força Tarefa sobre grupos corporativos, que contou com a participação da CVM. O relatório pode ser acessado aqui. O Companies Circle – grupo de empresas preocupadas com governança corporativa – também discutiu o assunto e apresentou suas conclusões.

Por fim, houve um balanço do MILA – Mercado Integrado Latinoamericano, que permite investimentos em Chile, Peru e Colômbia através de uma única conta, em um único país. Apesar da pouca atividade transnacional, esses mercados tem conseguido reduzir o gap que os separa do mercado brasileiro. A possibilidade de adesão do México ao projeto torna-o ainda mais interessante. Mais informações podem ser obtidas através do site www.mercadomila.com