Amec celebra 15 anos com posse de representantes e nova identidade visual

Print Friendly, PDF & Email

Marcos de Callis assume como novo Presidente do Conselho Deliberativo e Fábio Coelho é reconduzido como Presidente-Executivo para novo mandato.

No ano em que está celebrando o 15º aniversário, a Amec anuncia uma série de novidades que vão desde a renovação de participantes dos órgãos de governança até mudanças na comunicação e identidade visual da Associação. Após o exercício democrático das eleições internas, foram escolhidos em empossados novos membros da Diretoria Executiva e dos Conselhos Deliberativo e Fiscal. O presidente-executivo, Fábio Coelho, foi reconduzido para um novo período.

“A diretoria e o conselho seguem comprometidos com a estratégia de posicionamento da Amec para se fortalecer como um dos principais think-tanks de governança corporativa no Brasil. É um trabalho que tenho o orgulho de participar ativamente já há dois anos”, diz o Presidente da Amec.

Diversidade e Experiência

Ampliando a participação feminina nas instâncias de governança da Amec, após a recente assembleia o número de mulheres foi ampliado para 4 representantes ante apenas uma, reforçando o posicionamento institucional sobre a importância do tema no mercado de capitais brasileiro. As representantes são Daniela Costa-Bulthuis (Robeco), Desire Oliveira (Garde), Keite Bianconi (Metrus) e Raquel Diniz (Santander).

Composto por 15 membros, o Conselho Deliberativo da Amec elegeu Marcos de Callis (Hieron) como seu novo Presidente. Ele substituiu Walter Mendes (Vivest) que continua como membro do conselho. Tomaram posse os conselheiros Jaime Gornsztejn (Hermes), Milton Cabral Filho (Bram), Paulo Cesar Werneck (BTG Pactual), Raquel Diniz (Santander) e Regis Abreu (Tagus).

“Buscarei trabalhar pelo avanço, aprofundamento e desenvolvimento desse projeto já traçado há pouco menos de dois anos. O objetivo principal é cumprir a missão da associação de fomentar o desenvolvimento do mercado de capitais de forma mais equitativa”, diz Marcos de Callis.

A Diretoria Executiva contou com a posse de Rodrigo Geraldes (Bram) e Eduardo Figueiredo (Aberdeen) como novos Vice-Presidentes, que se juntam a Alexandre Mathias (Petros), André Gordon (GTI), Guilherme de Morais Vicente (Onyx) e Paulo de Sá (Vivest).

Nova Comunicação

Além da renovação dos órgãos e governança, as mudanças na Amec são marcadas pela publicação de novo site e de novo logotipo para comemorar os 15 anos da associação. O novo visual representa a mudança da comunicação com associados e com o mercado em geral com a intenção de facilitar o acesso às informações e aos trabalhos técnicos produzidos pela Amec.

“Em meio ao cenário de pandemia e mudanças aceleradas que marcaram 2020, a comunicação tempestiva e aprofundada se tornou prioridade. Foi assim que reformulamos nossa Newsletter Panorama Amec e testamos diversos outros formatos. Agora reformulamos o desenho de nosso website para marcar uma nova identidade visual”, diz Fábio Coelho.

Relatório Anual

Outra novidade foi a publicação do Relatório Anual de Atividades da associação, no qual foram apresentados alguns dos momentos mais importantes do último ano nas ações e posicionamentos em defesa dos acionistas minoritários – desde as consultas públicas para regulamentar assembleias digitais durante a pandemia até a questão da comercialização de BDRs. A Amec também se posicionou firmemente em tentativas de flexibilização regulatória que avaliamos como inadequadas, como as discussões sobre o voto plural (Super ONs).

Os posicionamentos da Amec em defesa da governança estiveram presentes na grande mídia, com a participação em dezenas de reportagens entre os maiores veículos de comunicação do Brasil. “Nossa missão daqui para frente é consolidar todos esses projetos e trabalhar ainda mais em defesa de pautas apoiadas pela Amec, como o fomento aos princípios de investimentos ESG, a defesa dos direitos dos acionistas minoritários em empresas de capital aberto e a propagação de uma cultura de stewardship no mercado local”, diz Fábio Coelho.