Amec e CFA Institute se unem em estudo sobre One Share, One Vote

Print Friendly, PDF & Email

No dia 9 de maio, foi lançado o paper An Assessment of Dual-Class Shares in Brazil, de autoria do Professor Pedro Matos, da Darden School of Economics, da Universidade da Virginia. O estudo é fruto de uma parceria entre a Amec e o CFA Institute e investiga as evidências empíricas em termos de valuation e performance operacional das empresas do Novo Mercado – que seguem o princípio de uma ação, um voto – e as demais.

O estudo encontrou resultados robustos e positivos nesta relação em variáveis, tais como, retorno sobre ativos, Market to book ratio, dentre outros.

“Concluímos que as empresas que têm uma única classe de ações tiveram melhor performance na última década”, afirma o professor Pedro Matos.

O valor de mercado das empresas que compõem o Índice de Governança Corporativa – Novo Mercado (IGC-NM) chegou a R$ 932,6 bilhões em março, representando 35% do valor de R$ 2,67 trilhões das companhias com ações negociadas. O índice exclui empresas em recuperação judicial.

Para comparar os retornos dos diferentes níveis de governança, o pesquisador confrontou a performance do IGC-NM, com o comportamento do Índice de Ações com Tag Along Diferenciado (Itag), do Ibovespa e do Índice Brasil Amplo (Ibra), ao longo de uma década. Os retornos das ações do IGC-NM superaram todos os demais, apesar do fraco desempenho do mercado de ações brasileiro no período.

Clique aqui e acesse o estudo em português e aqui em inglês.

Clique aqui e acesse o currículo do professor Pedro Matos.