Amec e CFA Society Brazil lançam novo Código Brasileiro de Stewardship

Print Friendly, PDF & Email

A Associação dos Investidores no Mercado de Capitais (Amec) e o CFA Society Brazil lançaram no último mês o Código Brasileiro de Stewardship durante o evento “Brave New World: Integrating ESG Into Portfolios”. O novo documento representa uma atualização do Código Amec de Princípios e Deveres dos Investidores Institucionais – Stewardship, que foi criado em 2016 e conta atualmente com cerca de 30 signatários.

Fábio Coelho, Presidente da Amec.

“É uma satisfação estar aqui hoje para fazer o anúncio do lançamento do novo Código Brasileiro de Stewardship”, disse Fábio Coelho, Presidente Executivo da Amec, em apresentação durante o evento. Ele destacou a adesão da CFA Society Brazil como novo “sponsor” do código, que contou com o aval do CFA Institute, com sede nos EUA.

“Entendemos que o desenvolvimento do mercado de capitais no Brasil passa pela atuação dos investidores institucionais junto às companhias, trabalhando ativamente a favor dos investidores”, disse Flávio Papelbaum, membro do Conselho do CFA Society Brazil na abertura do evento.

Flávio Papelbaum, da CFA Society Brazil.

A primeira versão do Código Amec foi inspirada em documento análogo lançado pela primeira vez em 2010 no Reino Unido. Assim como a versão britânica, o código brasileiro elenca princípios como o full disclosure, mitigação de conflitos, ESG, política de engajamento, exercício de voto, engajamento coletivo, transparência, entre outros. O código do Reino Unido passou por atualização em 2020, com o lançamento da segunda versão.

Fábio Coelho explica que o Código Amec foi pioneiro no Brasil no sentido de antecipar tendências que estavam acontecendo em mercados internacionais. Comenta também que muita coisa mudou em 5 anos, ainda mais com a aceleração das mudanças nos últimos 12 meses por conta da pandemia e do novo cenário e, por isso, foi realizada a atualização e o lançamento da segunda versão no Brasil. A iniciativa já conta com um novo selo que está à disposição de uso para os atuais signatários.

Uma das vantagens da adesão ao Código é a inclusão em um grupo de investidores para a troca de informações. “Quando se pratica o stewardship, você acaba se unindo a uma comunidade de investidores, que é um grupo muito colaborativo, com boa troca de experiência. Esse aprendizado coletivo é um facilitador para navegar no mundo da sustentabilidade”, disse o Presidente-Executivo da Amec.