Amec e CFA Society divulgam relatório consolidado do Código Brasileiro de Stewardship

Print Friendly, PDF & Email

A Amec e CFA Society acabam de divulgar o relatório de análise consolidado 2023 do Código Brasileiro de Stewardship (CBS). O documento apresenta uma visão detalhada dos avanços e desafios na implementação do stewardship no mercado de capitais brasileiro com base em informações recebidas de 23 relatórios – 19 de signatários nacionais e 4 estrangeiros. Os relatórios individuais têm como base o ano calendário 2022.

“O stewardship, que enfatiza a criação de valor sustentável a longo prazo, tem tido evolução, com investidores institucionais desempenhando um papel mais ativo na governança corporativa e nas práticas de investimento responsável, apesar de haver ainda importantes espaços para melhoria na qualidade dos relatórios apresentados”, traz o relatório em seu sumário.

Renato Vetere. Fonte: Divulgação.

“Parte dos signatários aderiu às recomendações feitas pelo Comitê Executivo no último ano, o que demonstra reconhecimento do trabalho sendo desenvolvido pelo CBS e comprometimento no constante aprimoramento das práticas de stewardship”, dia Renato Vetere, Consultor Jurídico da Amec. Ele é o atual coordenador do Comitê Executivo do CBS, que é o grupo responsável pela análise dos relatórios e envio dos feedbacks para os signatários.

Os principais avanços observados na comparação com o relatório anterior (de 2022 com ano base 2021) foram as adesões às recomendações do CBS; a maior qualidade e detalhamento dos relatórios; e o compromisso com o aprimoramento das práticas de stewardship. Outros pontos apontados como avanços foram a maior objetividade e evidências nas atuações e o fortalecimento da conscientização e maturidade dos gestores estrangeiros.

“O progresso positivo do stewardship no Brasil deve ser reconhecido. No entanto, ainda há desafios significativos a serem superados, especialmente na consolidação de programas de stewardship, na gestão de conflitos de interesse e na integração de aspectos ESG. O engajamento contínuo dos gestores é fundamental para promover um mercado de capitais

mais sustentável e responsável no Brasil”, aponta Renato Vetere.

Clique aqui para acessar o Relatório de Análise Consolidado do CBS de 2023.