Amec participa do lançamento Papers da Comissão de Comunicação de Mercado do IBGC

No dia 03 de agosto, o vice-presidente da Associação de Investidores no Mercado de Capitais – Amec, Roberto Reis, foi um dos palestrantes no evento de Lançamento dos Papers da Comissão de Comunicação de Mercado do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC. Na ocasião, Reis teve a oportunidade de contribuir com as discussões sobre as maneiras de se controlar as informações de uma companhia aberta.

Foram abordados temas como prevenções, monitoramento e reações em caso de vazamento de informação. “Explorei o comportamento das empresas e dos investidores. Principalmente a questão da disseminação simultânea de informações, que nem sempre é feita pelas companhias”, explicou o vice-presidente da Amec.

Reis criticou o hábito do mercado nacional de fazer preview de resultado com as companhias. “Infelizmente, é normal investidor brasileiro ligar para as empresas após o fechamento do trimestre para tentar colocar um “termômetro” sobre os resultados que serão divulgados”, explica. Essa prática faz com que alguns investidores se antecipem ao resultado que ainda será anunciado (comprando ou vendendo as ações).

Segundo Reis, nos USA, existe o fenômeno de earnings surprise, onde mesmo empresas muito bem cobertas e acompanhadas pelo mercado, caem ou sobem muito na data de divulgação de resultados. O que demonstra que o resultado realmente foi inesperado pelo mercado.

“Coloquei a necessidade de acabarmos com esta prática. Várias boas companhias brasileiras já não fazem isto. É um começo, mas temos ainda um longo caminho a percorrer”, finaliza o vice-presidente da Amec.

Para Reis, o fato de antecipar o resultado a ser divulgado pode até mesmo inibir uma boa performance da ação após a divulgação dos números, uma vez que o mercado, ou parte dele, se antecipou ao evento.