Associações de investidores discutem governança de bolsas com WFE

Print Friendly, PDF & Email

Os membros da Global Network of Investor Associations (GNDI) se reuniram em Milão com a presidente da World Federation of Exchanges (WFE), Nandini Sukumar, para discutir o papel das bolsas na melhoria do ambiente de governança do mercado de capitais. Representantes da bolsa italiana e da brasileira B3 também participaram.

O debate em torno da listagem de companhias que não seguem o princípio one share, one vote e o papel das bolsas foi grande. Alguns membros do grupo manifestaram preocupação com uma possível race to the bottom, dado que as bolsas competem pelas listagens. Casos recentes, como Alibaba, Snapchat e SaudiAramco balizaram a discussão.

A relação entre as bolsas e os reguladores do mercado de capitais, o acesso de empresas menores ao mercado de capitais, o papel das bolsas em facilitar o voto eletrônico e as regras de IPOs foram outros temas debatidos durante o encontro.

O presidente da Amec, Mauro Rodrigues da Cunha, relatou alguns dos debates que a associação mantém com a B3. Cunha acredita que dentre os problemas que levam à deterioração progressiva dos padrões de listagem está a incapacidade de visualizar a listagem de empresas como um negócio. Enquanto no mundo todo houve um grande unbundling dos produtos oferecidos pelas bolsas, não é possível identificar e precificar as vantagens de um sistema íntegro de listagem, que induza a adoção de melhores práticas.