Congresso IBGC: Amec participa de painel sobre crédito privado e governança
O Presidente da Amec, Fábio Coelho, realizou apresentação no painel “Mercado de Capitais: Crédito Privado e Governança” nesta terça-feira (08/10) durante o 25 Congresso do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Com o tema central “Cultura de Governança e os Desafios do Brasil”, o evento foi realizado em São Paulo nos dias 8 e 9 de outubro com a participação de mais de 1300 pessoas.
Fábio Coelho alertou que o mercado de crédito no Brasil passou por crescimento acelerado nos últimos anos, com aumento de casos de conflitos de interesses, o que exige melhorias para tratar tais problemas na dinâmica de assembleias de credores e no regime informacional. Coelho destacou ainda pontos relevantes de governança corporativa que devem estar no radar dos administradores, especialmente para conflitos de interesse no relacionamento entre acionistas e credores.
“Casos recentes revelam necessidade de maior atenção dos Conselhos de Administração para estrutura de covenants e relacionamento entre credores e acionistas”, disse o Presidente da Amec.
Além do Presidente da Amec, participaram do painel o Coordenador da Comissão de Mercado de Capitais da Abrasca, Leandro Almeida, também como palestrante; e o Gerente de Relações Institucionais e Governamentais e Publicações do IBGC, Danilo Gregório, como moderador.
Atuação no segmento de crédito – A Amec tem ampliado sua atuação para o mercado de crédito privado. Desde sua fundação em 2016, a Associação se consolidou como a principal representante dos acionistas minoritários no mercado de capitais, destacando-se no papel em defesa dos investidores institucionais em suas participações acionárias nas companhias. Contudo, a Amec percebeu que poderia aproveitar toda a expertise acumulada no mercado de participações acionárias também no setor de dívida corporativa ao representar os investidores com o foco na gestão de ativos de crédito – leia mais.