Conselho Deliberativo da associação renova sua composição com a entrada de quatro novos membros

Print Friendly, PDF & Email

Composto por 15 membros, dos quais 11 deles permaneceram da gestão anterior, o Conselho Deliberativo da Amec elegeu Marcos de Callis (Hieron) como seu novo Presidente (leia entrevista exclusiva nesta edição) em reunião realizada no último dia 29 de abril. Ele substituiu Walter Mendes (Vivest) que continua como membro do conselho. Na reunião, tomaram posse os novos conselheiros, Jaime Gornsztejn (Hermes), Milton Cabral Filho (Bram), Paulo Cesar Werneck (BTG Pactual) e Regis Abreu (Tagus).

A Amec possui também um Conselho Consultivo com os seguintes executivos: Alfredo Egydio Setúbal (Itaú), Luis Stuhlberger (Verde), Will Landers (BTG Pactual), Walter Mendes (Vivest), além de Marcos de Callis, que participa na condição de Presidente do Conselho Deliberativo. No Conselho Fiscal foram reconduzidos Keite Bianconi (Metrus) e Marcos Matsutani (Constellation), e tivemos a chegada de Desire Oliveira (Garde).

Confira depoimentos dos novos membros do Conselho Deliberativo:

Jaime Gornsztejn, da Federated Hermes. Foto: Divulgação.

Jaime Gornsztejn é Diretor de Governança Corporativa e Stewardship da Federated Hermes. Ocupou anteriormente várias posições como executivo nas áreas industrial, mercado de capitais, infraestrutura e internacional no BNDES.

“A Amec cumpre missão essencial no desenvolvimento do mercado de capitais brasileiro, ao defender os direitos dos acionistas minoritários em companhias abertas, promover boas práticas de governança e disseminar a cultura de “stewardship” entre investidores no Brasil.  Estes são componentes essenciais para a criação de valor sustentável. É com entusiasmo e senso de responsabilidade que me junto ao Conselho Deliberativo da Amec, onde espero contribuir com a Diretoria Executiva e com os demais órgãos de governança no cumprimento da missão da associação”.  

Milton Cabral Filho, da Bradesco Asset Management. Foto: Divulgação.

Milton Cabral Filho é Gestor Sênior de Renda Variável na Bradesco Asset Management (Bram). Com graduação e especialização em administração e finanças pela EAESP-FGV, o profissional teve passagens pelo Unibanco, Citibank, Fator e no escritório do Unibanco, em Londres.

“Esperamos poder colaborar com a Amec, atentos à dinâmica do mercado de capitais e à interação entre os diversos componentes desse importante segmento. Vemos crescente reconhecimento na capacidade da Amec de contribuir na administração de conflitos, considerar os aspectos Ambientais, Sociais e de Governança (ESG) nos processos de investimentos, monitorar os emissores de ativos financeiros, dedicar especial atenção no exercício de direito de voto, disseminar o engajamento coletivo e dar a maior transparência às atividade de stewardship”.

Paulo César Werneck, da BTG Pactual Asset Management. Foto: Divulgação.

Paulo César Werneck é Diretor Executivo do BTG Pactual Asset Management. Foi Diretor de Investimentos da Funcef e teve passagens anteriores pelo Banco Haitong, icatu Hartford e ABN Amro Real.

“A atuação da Amec tem grande importância na defesa de práticas para suportar os pilares necessários para o desenvolvimento do mercado de capitais e o fortalecimento da governança. A associação também tem um papel importante na disseminação das práticas ESG, que é um caminho sem volta. A atuação deve não só proteger os direitos dos minoritários, mas também o impacto social dos negócios das empresas investidas. Historicamente, a associação tem primado pela atuação independente para promover maior engajamento dos associados para o aperfeiçoamento de boas práticas de governança.”

Regis Abreu, da Tagus Investimentos. Foto: Divulgação.

Régis Abreu é Sócio e Gestor da Tagus Investimentos. Com mais de 25 anos de experiência, o profissional teve passagens no Banco Bozano Simonsen, Santander Asset Management, Mercatto Investimentos e Bozano Investimentos.

“A Amec exerce um papel crítico e fundamental na vigilância e na construção do saudável ambiente de governança corporativa do mercado brasileiro de capitais, tendo sido um ator relevante nos principais debates que colaboraram para a evolução até o atual estágio que observamos. E esse papel será ainda mais crítico e necessário diante dos atuais desafios e de suas crescentes complexidades na medida em que a pauta ESG se combine com o crescente acesso de novas companhias ao mercado de capitais, como temos observado recentemente”.

CONSELHO DELIBERATIVO

Presidente: Marcos de Callis

Conselheiros: Daniela Costa (Robeco), Eduardo Penido (Opportunity), Helder Soares (Claritas), Jaime Gornsztejn (Hermes), Marcelo Farias (BB DTVM), Milton Cabral Filho (Bram), Paulo Cesar Werneck (BTG Pactual), Paulo Corchaki (Trafalgar), Pedro Batista (3G Radar), Pedro Rudge (Leblon), Raquel Vieira Diniz (Santander), Régis Abreu (Tagus), Renato Eid Tucci (Itaú), Walter Mendes (Vivest).