CVM, Amec e CFA realizarão evento sobre trajetória de 45 anos do regulador e perspectivas do mercado de capitais

Print Friendly, PDF & Email

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a Amec (Associação de Investidores no Mercado de Capitais), e o CFA Institute, em conjunto com a CFA Society Brazil, realizarão nos próximos dias 7 e 8 de dezembro um evento que marca os 45 anos da Lei 6.385/76. A legislação foi responsável pelo surgimento da CVM, sendo que o encontro contará com apresentações de vários ex-presidentes da Autarquia, além de painéis de debates com especialistas que discutirão temas como a transformação digital, aspectos socioambientais e agenda ESG, governança corporativa entre outros assuntos da atualidade.

Marcelo Barbosa, da CVM. Foto: Divulgação.

“Ao completar 45 anos, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) atinge um marco histórico importante e, sem se afastar dos princípios estabelecidos à época de sua fundação, continua preparada para exercer seu mandato legal de forma a contribuir com o desenvolvimento da economia brasileira”, diz Marcelo Barbosa, Presidente da CVM.

Ele explica que o sólido aprimoramento das atividades de regulação, fiscalização e sanção tem permitido à CVM acompanhar e impulsionar o desenvolvimento do mercado de capitais no Brasil, que se mostra, cada vez mais, capaz de atrair recursos de investidores de diferentes perfis e financiar a economia nacional. “No evento, teremos a oportunidade de refletir sobre esse histórico e debater o caminho a seguir”, completa Barbosa.

15 anos da Amec

Fábio Coelho, da Amec. Foto: Divulgação.

O Presidente-Executivo da Amec, Fábio Coelho, lembra que a comemoração dos 45 anos da CVM coincide com a celebração dos 15 anos da Amec. “Será um evento para comemorar os aniversários de fundação tanto da CVM quanto da Amec, para refletir sobre o passado, mas sobretudo para traçar perspectivas para enfrentar os desafios do futuro do mercado de capitais”, comenta. É o segundo ano consecutivo em que a associação participa da organização do evento em conjunto com a CVM e o CFA.

As perspectivas de futuro serão debatidas em painéis que abordarão temas atuais como os impactos da transformação digital na gestão de recursos no Brasil, a agenda regulatória, a ascensão do ESG e a importância do stewardship. “Será uma excelente oportunidade para discutir as estratégias e tendências do mercado, com especial atenção para o fortalecimento da agenda ESG e a importância do engajamento dos investidores nas companhias através das práticas de stewardship”, diz Fábio Coelho.

Aperfeiçoamento do marco regulatório

Gustavo Moreira, da CFA Society Brazil. Foto: Divulgação.

O Presidente da CFA Society Brazil, Gustavo Herkenhoff Moreira, destaca a importância da parceria com a CVM e com a Amec para a realização deste evento que, em suas palavras, “tem como objetivos cruciais elevar os padrões do mercado financeiro e contribuir com o aprimoramento regulatório”. Ele reforça que o ciclo de palestras e debates deverão trazer discussões qualificadas, que estão alinhadas com a missão da CFA Society de desenvolvimento e promoção de políticas que protejam o investidor e o mercado como um todo.

Entre os temas dos painéis, Flavio Papelbaum, membro do board da CFA Society Brazil e coordenador do comitê de advocacy, destaca as discussões em torno da agenda ESG – ambiental, social e governança. “É importante promover a reflexão sobre o passado, mas o ato de olhar no retrovisor tem um sentido muito mais importante quando serve para abrir novas perspectivas de futuro”, comenta Papelbaum. Ele lembra que a CFA Society acabou de criar uma comissão específica de ESG, que

Flavio Papelbaum, da CFA Society Brazil.

funciona dentro do comitê de advocacy da entidade. “A agenda ambiental e social está em alta no Brasil e no mundo e estará presente no evento dos 45 anos da CVM como um dos pontos de destaque”, revela.

Representante da IOSCO

O Presidente do Conselho da Organização Internacional das Comissões de Valores (IOSCO) e CEO da Comissão de Valores Mobiliários e Futuros de Hong Kong, Ashley Alder, é presença confirmada como palestrante. Em breve será divulgada a programação completa e demais informações.