Fábio Coelho é confirmado como membro do Comitê Brasileiro de Pronunciamento de Sustentabilidade

Print Friendly, PDF & Email

O presidente-executivo da AMEC, Fábio Coelho, foi confirmado como novo membro titular do Comitê Brasileiro de Pronunciamento de Sustentabilidade (CBPS). O Comitê é um novo fórum criado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) com objetivo de realizar estudos técnicos acerca de padrões de divulgação sobre sustentabilidade, seguindo a adoção de padrões internacionais editadas pelo International Sustainability Standard Board (ISSB).

A criação do CBPS teve o apoio da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), da Superintendência de Seguros Privados (Susep), do Banco Central do Brasil (BCB) e da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc).

“É grande a honra de participar deste importante fórum no Brasil para a tradução de normas internacionais sobre sustentabilidade. Não tenho dúvidas que o novo comitê dará uma enorme contribuição para a padronização e divulgação de informações dos critérios ESG no mercado doméstico, seguindo as tendências mundiais”, afirma Fábio Coelho, presidente-executivo da AMEC.

Representando investidores e com experiência em Regulação no Sistema Financeiro, Fábio Coelho foi diretor e presidente da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), autarquia responsável pela regulação de fundos de pensão no Brasil. Atuou como consultor da Diretoria no Banco Central do Brasil e participou de diversos fóruns nacionais de regulação e supervisão, tendo presidido o Comitê de Regulação e Supervisão do Mercado de Capitais (COREMEC), Comissão Nacional de Atuária (CNA) e o Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF).

O CBPS é composto por membros indicados pelas entidades-membro da Fundação de Apoio ao Comitê de Pronunciamentos Contábeis e de Sustentabilidade, sendo ainda referendadas pelo Conselho Curador da fundação. Os mandatos dos membros são de quatro anos, permitindo-se uma recondução. A primeira reunião do CBPS está marcada para o próximo dia 22 de setembro.