Indie Capital adere como signatária do Código Stewardship

Print Friendly, PDF & Email

O Código Amec de Stewardship recebeu a adesão de sua mais nova signatária, a Indie Capital. Fundada em 2011, a Indie é uma gestora de recursos dedicada ao investimento em ações de empresas de capital aberto com atuação no Brasil, e que adota uma política de longo prazo com o objetivo de geração de valor. “Sempre demos muita importância aos aspectos de governança na análise de empresas. E mais recentemente, desde o início de 2019, decidimos aprofundar a integração de critérios ESG em nossa gestão”, diz Daniel Reichstul, Portfolio Manager e um dos fundadores da asset.

Há cerca de dois anos a Indie criou um comitê de sustentabilidade, que conta com a participação dos gestores e de especialistas externos, como por exemplo, a consultora Clarissa Lins. Além disso, a gestora também implantou uma política de investimentos responsáveis que foi elaborada em parceria com a consultoria Sitawi. “Nossa proposta é aprofundar cada vez mais o engajamento de temas ESG nas empresas com o objetivo de garantir maior perenidade nas companhias e consequentemente, melhores retornos aos nossos clientes”, comenta Daniel Reichstul.

Daniel Reichstull, da Indie. Foto: Divulgação.

Nesta linha de ações, a Indie decidiu pela adesão ao Código Stewardship da Amec com o objetivo de tornar público sua direção de investimentos sustentáveis. “Percebemos que a adesão ao Código estaria em linha com o que já vínhamos realizando. Com isso, tornamos público nossa decisão e ao mesmo tempo, esperamos incentivar outras casas a fazer o mesmo”, diz o gestor da Indie Capital. Ele reforça a importância de fortalecer o engajamento nas empresas e cita ações recentes e a comunicação constante com CEOs de companhias presentes no portfólio da asset.

O gestor destaca ainda que a asset busca também um alinhamento do lado dos investidores com a filosofia e o horizonte dos investimentos. A Indie atende a um público investidor variado, incluindo o institucional, gestores de patrimônio, assessores de investimento e também pessoas físicas.

Objetivos

O Código da Amec tem a proposta de desenvolver a cultura de stewardship no Brasil, promovendo o senso de propriedade nos investidores institucionais e criando padrões de engajamento responsável. A Amec entende que a adoção de boas práticas de governança corporativa gera valor nas empresas, uma vez que investidores mais ativos auxiliam na estruturação de processos de gestão e na mitigação dos diversos riscos envolvidos no negócio. O Código conta atualmente com 27 signatários.