Mesa Redonda da OCDE destaca evoluções dos mercados na América Latina

Print Friendly, PDF & Email

No mês de junho, a OCDE promoveu mais uma edição da sua tradicional Mesa Redonda de Governança Corporativa para a América Latina. O evento acontece desde 1.999 em países da região, e tem o apoio do Governo da Espanha. Dessa vez, o encontro aconteceu em Buenos Aires.

Além da Amec, o Brasil estava representado por membros da B3, do IBGC, do Ministério do Planejamento, da CVM (nas pessoas dos diretores Gustavo Gonzalez e Pablo Renteria), de investidores globais dedicados ao país e outros especialistas em governança corporativa.

O evento destacou as evoluções e desafios dos países da região sobre o tema de desenvolvimento de mercado de capitais.

Os anfitriões foram destaque no evento, tendo em vista o número e a profundidade de iniciativas para melhoria do mercado implementadas nos últimos meses. O representante do regulador argentino citou 15 frentes nos quais foram registradas melhorias, incluindo a recém aprovada reforma na lei das sociedades anônimas, fim dos controles cambiais e de fluxos de capital, eliminação da ingerência do regulador sobre os conselhos das empresas, zeragem do imposto sobre ganho de capital para investidores domésticos, possibilidade de vendas a descoberto,  criação de ETFs, dentre outros.

The 2018 Meeting of the Latin America Corporate Governance Roundtable, realizado na Argentina pela OCDE