Neo asset é a mais nova signatária do Código Brasileiro de Stewardship

Print Friendly, PDF & Email

A gestora de recursos Neo acaba de realizar a adesão ao Código Brasileiro de Stewardship (CBS). Fundada em 2003, a Neo acumula mais de R$ 6,5 bilhões sob gestão de recursos com estratégias que incluem multimercados, ações e private equity. O grupo opera com um modelo de full-partnership e tem como objetivo entregar retornos com uma mentalidade de preservação de capital.

Marcelo Cabral, CEO da Neo Foto: Leo Martins

“A adesão ao Código Brasileiro de Stewardship formaliza nosso compromisso com o investimento responsável e, especialmente, com nossa agenda de engajamento junto às empresas investidas, onde podemos ter um impacto positivo não apenas na geração de valor para nossos clientes, mas também para a sociedade e o meio ambiente”, diz Marcelo Cabral, CEO da Neo. 

O gestor explica que desde 2020, a Neo tem se dedicado ao aprimoramento de sua governança e à integração de fatores socioambientais e de governança em seus processos de investimento. Recentemente, publicamos nosso segundo relatório de investimento responsável, com o objetivo de proporcionar uma maior transparência sobre nossos processos internos. “Nesse sentido, os princípios e orientações do CBS irão contribuir para a adoção das melhores práticas de governança e de reporte”, comenta.

Código Brasileiro de Stewardship – O CBS é uma iniciativa da Amec e da CFA Society Brazil que tem como objetivo desenvolver e disseminar a cultura de stewardship no mercado de capitais brasileiro, promovendo o senso de propriedade nos investidores institucionais e criando padrões de engajamento responsável. O Código conta atualmente com 29 signatários, incluindo 24 gestores locais e cinco estrangeiros.

A partir de 2021, a iniciativa passou a dispor de uma estrutura de governança composta pelo Conselho Deliberativo e Comitê-Executivo. Ao Conselho Deliberativo, formado pelos Presidentes da AMEC e do CFA Society Brazil, cabe acompanhar as atividades do Comitê-Executivo, elaborar as normas aplicáveis, definir e aplicar sanções aos signatários do CBS. Por sua vez, uma das principais atribuições do Comitê-Executivo, composto por até seis membro – igualitariamente indicados pela AMEC e CFA Society –, corresponde à análise anual dos relatórios de stewardship, visando a aferir o atendimento aos princípios do CBS.