Normas da Global Reporting Initiative são lançadas em versão em português

Print Friendly, PDF & Email

A versão em língua portuguesa das normas da Global Reporting Initiative (GRI) foram lançadas mundialmente no último dia 28 de outubro em evento com o tema “O Presente e o Futuro dos Relatos ESG”. Agora, as organizações no Brasil, Portugal e outros oito países poderão acessar as normas para relato de sustentabilidade traduzidas.

“Esta tradução ampliará ainda mais o seu alcance por organizações e por partes interessadas em países de língua portuguesa. A GRI hoje conta com mais de 6000 usuários cadastrados no Brasil e Portugal”, diz comunicado.

O conjunto completo de Normas GRI com os cadernos universais e os 34 com tópicos específicos agora estão disponíveis em 12 línguas: árabe, chinês simples e tradicional, inglês, francês, alemão, indonésio, italiano, japonês, espanhol, vietnamita e português.

A tradução das normas e mais os fundamentos do GRI passaram por revisores e levou quase um ano para ficar pronta. Isso porque os documentos precisavam ser traduzidos e aprovados pela divisão de normas do GRI da sede em Amsterdã.

Bastian Buck, Chefe de Normas da GRI. Foto: Divulgação.

“A disponibilização em português, a sexta língua mais falada globalmente, é um passo importante. Esperamos aprofundar o nosso envolvimento com as empresas nessa língua, apoiando-as na responsabilização de seus impactos e na melhoria do seu desempenho em sustentabilidade”, comenta Bastian Buck, Chefe de Normas da GRI.

A Diretora do GRI no Brasil, Glaucia Terreo, reforça a importância do lançamento. “A GRI tem um relacionamento de longa data com o Brasil, onde estabelecemos nosso primeiro hub regional em 2007. Trabalhamos em estreita colaboração com organizações e outras partes interessadas para fortalecer a transparência corporativa e aumentar a qualidade dos relatórios de sustentabilidade no país”.

Glaucia Terreo, Diretora do GRI no Brasil. Foto: Divulgação.

As Normas GRI permitem que organizações comuniquem seus impactos nas pessoas e no planeta, de forma abrangente e comparável. É fundamental, portanto, garantir que estas Normas sejam relevantes e acessíveis para qualquer organização, independente de seu tamanho, setor ou localização.

A Global Reporting Initiative (GRI) é uma organização internacional independente que auxilia empresas e outras organizações a se responsabilizar por seus impactos, por meio das Normas GRI para relato de sustentabilidade.

Clique aqui para acessar as normas do GRi em português.