Workshop sobre a temporada de assembleias contribui para o diálogo entre companhias, investidores e regulador

Print Friendly, PDF & Email

A Amec – Associação de Investidores no Mercado de Capitais – realizou o Workshop Temporada de Assembleias 2016 – Lições Aprendidas, no dia 22 de junho. O evento proporcionou um ambiente até então inexistente: companhias, investidores e a CVM – Comissão de Valores Mobiliários – puderam conversar informalmente e transmitir a todos as dificuldades e as disponibilidades de cada lado. “Notamos que algumas situações podem ser facilmente gerenciadas quando as partes conseguem transmitir ao outro as suas expectativas e necessidades”, explica o presidente da associação, Mauro Rodrigues da Cunha.

O diretor da CVM, Pablo Renteria, fechou o evento com um pedido muito claro “É importante que investidores e companhias continuem a nos relatar o que se passa nas assembleias e o que pode ser melhorado, como está acontecendo nesse evento, pois os membros da CVM não participam dessas assembleias”.

No primeiro painel, os investidores que compareceram às assembleias em 2016 relataram algumas de suas experiências, principais problemas encontrados e possíveis soluções. Alguns representantes de companhias presentes interagiram com os investidores e demonstraram que as conversas ao longo do ano com os diretores de Relações com Investidores são bem-vindas e podem mitigar situações que criam dificuldades para os investidores no dia das assembleias.

No segundo painel, algumas companhias descobriram dificuldades peculiares dos estrangeiros para conseguirem votar em todos os itens da pauta, por meio de voto a distância.

A oportunidade de interação entre os participantes do mercado de capitais nacional foi tão bem aproveitada que até mesmo o diretor da CVM, Pablo Renteria, se prontificou a responder as perguntas do público presente.

Confira abaixo os participantes do evento, que foi realizado no dia 22 de junho:

TEMPORADA DE ASSEMBLEIAS 2016 – LIÇÕES APRENDIDAS

1º Painel – A VISÃO DOS INVESTIDORES

  • Guilherme Vicente, Onyx (Coord.)
  • Cesar Mezomo, Victoire
  • Fernando Tendolini, SulAmérica
  • Octavio Magalhães, Guepardo
  • Renato Chaves, MESA

2º Painel – ESTRANGEIROS, ADRs E VOTO A DISTÂNCIA

  • Tiago Rodrigues Lourenço, Aberdeen (Coord.)
  • Daniel Alves Ferreira, Mesquita Pereira
  • Maria Claudia Biolchini, BNY Mellon
  • Marina Gelman, Anima Educação

Palestra de Encerramento

Lições Aprendidas e a Temporada de 2017 – Instrução 561

  • Pablo Renteria, Diretor da CVM